Banca de DEFESA: GEANNE DOS SANTOS CABRAL COE

DISCENTE: GEANNE DOS SANTOS CABRAL COE
DATA: 10/06/2019
LOCAL: SALA 2 DED

O USO DA REALIDADE AUMENTADA E DA RETEXTUALIZAÇÃO: RESSIGNIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE RECEPÇÃO, CIRCULAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS

multiletramentos; multissemioses; Realidade Aumentada; produção de textos.

A pesquisa desenvolvida nesta dissertação teve como objeto de estudo o trabalho com produção de texto. Nesse sentido, buscou-se investir esforços para uma ressignificação no tratamento dado a essa prática linguística no processo de ensino-aprendizagem. Para tal, foram articulados os processos de retextualização e o recurso da Realidade Aumentada. Partiu-se da hipótese de que essa articulação poderia fornecer subsídios para os processos de recepção, circulação e produção de textos. Desse modo, o objetivo do presente trabalho foi analisar as peculiaridades dos processos de recepção, de circulação e produção de textos efetivados por meio da retextualização e socializados por meio da Realidade Aumentada. Assim, para a efetivação do objetivo proposto foi realizada uma pesquisa teórica sobre a trajetória do ensino da produção de texto ao longo dos anos, sob a perspectiva dos autores Rojo e Cordeiro (2011), Geraldi (2003), Antunes (2003), Guedes (2009), Bunzen (2007), entre outros. Foram apresentados conceitos fundamentais para o trabalho com gêneros digitais em sala de aula, tais como multiletramentos, multimodalidade, multissemioses, discutidos por Dionísio e Vasconcelos (2013), Ribeiro (2017), Rojo e Barbosa (2017) e Kleiman, Ceniceros e Tinoco (2013).  Esta pesquisa contou com a coleta de dados a partir de atividades de produção de texto, propostas a alunos de ensino médio. Vários autores destacam que a tendência de um ensino de produção de texto na escola ainda se pauta em uma concepção tradicional, que pode ser redimensionada a partir da proposição de atividades que considerem as condições de recepção, circulação e de produção de textos. Desse modo, a prática da retextualização representa uma motivação para a produção de textos e a Realidade Aumentada representa as questões de recepção e circulação dos textos produzidos.  A combinação desses três elementos pode representar um avanço para o tratamento dado à produção de textos na escola, uma vez que tais elementos são abordados de forma dissociada, o que inviabiliza o reconhecimento do sujeito-leitor, dos diferentes suportes textuais, do funcionamento das múltiplas linguagens. Os dados desta pesquisa foram obtidos mediante a realização de atividades de retextualização e o uso da  Realidade Aumentada, propostas a alunos do ensino médio de uma escola na zona rural da cidade de Lavras, interior de Minas Gerais e demonstraram o potencial a ser explorado na produção de texto em uma perspectiva das multissemioses.

Presidente - HELENA MARIA FERREIRA
Interno - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA
Externo à Instituição - ALINE TORRES DE SOUSA CARVALHO - IFMG