Banca de QUALIFICAÇÃO: JENIFER JULLY VILELA DE OLIVEIRA

DISCENTE: JENIFER JULLY VILELA DE OLIVEIRA
DATA: 17/06/2019
LOCAL: DED

“Reflexões sobre os efeitos do PIBID no desenvolvimento do eu professora “

Pibid, narrativas autobiográficas, formação docente

Atualmente, muito tem-se discutido acerca da importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, bem como sobre a contribuição que tal programa oferece para a formação de professores, já que ele pretende promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar da rede pública de ensino, visando estimular a observação e a reflexão sobre a licenciatura, além de aproximar o aluno com a prática docente (ROMERO, 2017, NÓVOA 2015, p. 17). Pensando nisso, pretendo, por meio de uma autobiografia, abordar de que forma o programa auxiliou em minha formação e as experiências que possibilitaram a construção e reflexão de minha identidade docente, levando em consideração o meu desenvolvimento enquanto licenciando, uma vez que a prática docente está em consonância com a formação da identidade do indivíduo (BARCELOS, 2016; HALL, 2006). Nesse viés, Nóvoa (2000), Fernandes (2012), Barcelos (2016), asseveram que o professor se constrói a partir das experiências vivenciadas de acordo com o contexto em que ele se encontra e não somente embasado nos conteúdos propostos em cursos de formação como o de Letras. Inserindo-me nessa vertente de pesquisa e especificamente no grupo de pesquisa Identidade do Docente de Línguas (IDOLIN), viso analisar como eu, enquanto estudante de Letras, avalio minha participação no Pibid, minhas contribuições durante a participação no programa e dificuldades durante o trabalho. Nesse sentido, percebo que o ato de reflexão acerca da própria prática docente é de suma importância para a formação de professores e para a melhor inserção do estudante de licenciatura no mundo do ensino.

Externo à Instituição - FABÍOLA APARECIDA SARTIN DUTRA PARREIRA ALMEIDA - UFG
Externo ao Programa - MARCIO ROGERIO DE OLIVEIRA CANO - DEL
Interno - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER
Externo à Instituição - MARIA OTÍLIA GUIMARÃES NININ - UNIP