Banca de DEFESA: ANDRE LUIZ SILVA ANDRADE

DISCENTE: ANDRE LUIZ SILVA ANDRADE
DATA: 28/06/2019
LOCAL: SALA 2 DED

A CONSTRUÇÃO DE UM CORAL NA EE JOÃO BATISTA HERMETO: DIÁLOGOS ENTRE A MÚSICA, JUVENTUDE E O CURRÍCULO

MÚSICA; CORAL; DIÁLOGOS

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Este projeto surgiu com o intuito de pesquisar de que forma a música está inserida no cotidiano de estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor João Batista Hermeto do município de Lavras – Minas Gerais, a fim de, concomitantemente, explorar os possíveis potenciais da mesma como estratégia de ensino e estabelecendo um diálogo com o currículo vigente na Escola. A forma de estabelecer esse diálogo vem sendo iniciada com a implementação de um Coral composto por estudantes que, a partir de nossa visita à Escola, manifestaram livremente seu interesse por compor um grupo com atividades no período da tarde no espaço da Escola e, algumas vezes, em espaços da Universidade. Esse trabalho tem sido coordenado pelo pesquisador, e será conduzido juntamente com o Maestro e participantes do Coral Vozes do Campus (UFLA). Essa proposta de pesquisa surge do interesse por saber como a música estimula a juventude e de que forma é abordada na Escola, já que a musica está muito ligada ao contexto sociocultural do indivíduo e de seus grupos de vivências sociais. Essa pesquisa tem caráter qualitativo de cunho teórico-empírico, e será realizada por meio de uma Pesquisa-ação nesta escola. Para coleta de dados utilizaremos entrevista semiestruturada, combinando questões abertas e fechadas, momento em que  o/a entrevistado/a poderá explanar sobre o tema a partir das problematizações propostas. A análise dos dados será feita a partir da análise de conteúdo. Espera-se, a partir deste trabalho, que estudantes e educadores/as compreendam o potencial da música na vida e no cotidiano, dentro e fora das escolas, possibilitando estabelecer relações entre a arte, no caso, a música, e o desenvolvimento dos/as estudantes em processos de educação que busquem uma perspectiva integral, integradora e humanizadora.

Presidente - JACQUELINE MAGALHAES ALVES
Interno - CELSO VALLIN
Externo ao Programa - JOSUE HUMBERTO BARBOSA - DED
Externo à Instituição - PRISCILA CORREIA FERNANDES - ITA