Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA BEATRIZ DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA BEATRIZ DA ROCHA
DATA: 08/07/2019
LOCAL: Sala de reuniões – Departamento de Educação Física

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO:OS DILEMAS DA DISCIPLINA COM A LEI nº 13.415.

Educação Física Escolar. Ensino Médio. Teoria Crítica.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Esta pesquisa de mestrado parte da preocupação com o debate sobre as mudanças propostas na reforma do Ensino Médio e seus possíveis impactos sobre a Educação Física. Nesse sentido, o recorte a ser realizado no trabalho busca problematizar a função histórica da Educação Física no Ensino Médio, cuja a intenção é esboçar uma interpretação sobre os documentos oficiais que regem do ano de 2017 até 2019 a Educação Física voltada para o Ensino Médio num processo que afeta a formação humana em meio às políticas educacionais e as propostas pedagógicas existentes. Com o apoio do referencial da Escola de Frankfurt, pretendo construir uma reflexão teórica para verificar a literatura produzida sobre o tema, especialmente aquelas obras que servem de subsídio para as proposta pedagógicas disponíveis dentro da Educação Física voltadas para o Ensino Médio. Para tanto, será realizada uma investigação teórica de caráter qualitativo com análise textual-discursiva para delinear metodologicamente a área de Educação Física em âmbito nacional. Com isso, espero obter respostas suficientes que contribuam para o esclarecimento da importância da Educação Física no Ensino Médio face ao contexto da reforma que tende a flexibilizar a educação o que se relaciona diretamente com a conjuntura capitalista do século XXI.

Externo à Instituição - CLAUDIO MARCIO OLIVEIRA - UFMG
Externo à Instituição - HAJIME TAKEUCHI NOZAKI - UFJF
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO
Interno - LUCIANA AZEVEDO RODRIGUES