Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSSARA ELIZANDRA BRÁZ

DISCENTE: JUSSARA ELIZANDRA BRÁZ
DATA: 04/12/2018
LOCAL: LPPI/DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

A ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: METASSÍNTESE QUALITATIVA DE PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2007 E 2017

Tecnologia Educacional. Educação Matemática. Revisão Sistemática. Metassíntese. Conhecimento Computacional.

Sabemos que o uso das tecnologias digitais está cada vez mais acessível, que os alunos têm acesso a diversos recursos e que muitas vezes não os utilizam de maneira adequada.  A escola como agente formador tenta acompanhar e inserir em seu contexto recursos tecnológicos com a intenção de envolver os alunos e aproveitar o que as tecnologias tem a oferecer. Um dos recursos que avança para a sala de aula é a Robótica Educacional que tem PAPERT (1960) como seu precursor. Ele via o computador como um atrativo para as crianças e poderia ser utilizado como recurso para facilitar o processo de aprendizagem, então, utilizando a linguagem LOGO  iniciou-se um trabalho com estratégias pedagógicas que encanta várias gerações. Nesse sentido a presente dissertação tem como objetivo buscar as possíveis contribuições da Robótica Educacional como ferramenta de ensino-aprendizagem da matemática no âmbito da educação básica brasileira. Para tal se desenvolveu metassíntese qualitativa das pesquisas realizadas no Brasil entre 2007 e 2017. A busca para fazer este mapeamento ocorreu em dissertações, teses localizadas nas bases de dados da CAPES, BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) e Bibliotecas virtuais, bem como em artigos localizados por meio do Portal de Periódicos CAPES. Os resultados das buscas serão  submetidos à análise textual discursiva e posteriormente triangulados com o aporte teórico da educação mediada por tecnologias. Essa etapa será realizada após o exame de qualificação.

Presidente - RONEI XIMENES MARTINS
Externo ao Programa - ESTELA APARECIDA OLIVEIRA VIEIRA - DED
Externo à Instituição - WARLLEY FERREIRA SAHB - UFLA
Notícia cadastrada em: 03/07/2019 12:03