Banca de DEFESA: LUDMILA MAGALHÃES NAVES

DISCENTE: LUDMILA MAGALHÃES NAVES
DATA: 22/10/2019
LOCAL: SALA 2 DED
EDUCAÇÃO PARA/DO OLHAR: A DUPLA REPRESENTAÇÃO DA ILUSTRAÇÃO NOS LIVROS DE IMAGENS DE MARCELO XAVIER

Arte ilustrativa. Livro de im agem . Fotografia. Escultura. Linguagem visual.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
Partindo do pressuposto de que a arte ilustrativa é um texto visual, que narra e comunica ideias, a presente dissertação pretende refletir sobre a potencialidade da ilustração e como ela se apresenta nos livros de imagens de literatura infantil. Para a investigação foram escolhidas duas obras premiadas do escritor e ilustrador mineiro Marcelo Xavier: O dia a dia de Dadá e Construindo um sonho, ambas compostas por cenários e personagens produzidos manualmente com massinhas de modelar e materializadas em páginas impressas sequenciais constituindo uma narrativa a partir do registro fotográfico. A pesquisa tem por objetivo entender de que modo a imagem ilustrativa pode ser reconhecida como um texto visual na construção de uma narrativa em livros de imagens para crianças. Sob uma abordagem qualitativa escolheu-se a metodologia de análise bibliográfica, verificando como a imagem técnica, utilizada como recurso editorial, é pensada na materialidade do impresso, bem como averiguar quais características tipográficas se configuram em dois livros de imagens de Marcelo Xavier. Para reflexão teórica apoia-se nos estudos de Lajolo e Zilberman sobre literatura infantil, de Manguel, Benjamin, Ramos, Santaella e Flusser sobre artes, fotografia, ilustração literária, materialidade do impresso e da imagem e leitura de imagens. Assim, identificou-se uma dupla representação da arte ilustrativa nas obras de Xavier, caracterizadas por meio da “arte ilustrativa com esculturas” e da “arte ilustrativa com fotografias”. A pesquisa refletiu sobre as possibilidades de leituras no livro de imagem com a arte tridimensional e registros fotográficos destacando-o como promotor do exercício da educação para/do olhar.

Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Externo ao Programa - DALVA DE SOUZA LOBO - DED (Suplente)
Externo à Instituição - CÉLIA BELMIRO ABICALIL - UFMG (Membro)