Banca de DEFESA: LARISSA APARECIDA MILANI VIVAS

DISCENTE: LARISSA APARECIDA MILANI VIVAS
DATA: 08/11/2019
LOCAL: DED

Conflitos escolares: Desafios da profissão de professor(a) na contemporaneidade.

Conflitos, Escola, Família, Mudanças, Sociedade.

A sociedade tem passado por diversas e frequentes transformações, seja cultural, histórica, educacional, social, tecnológica. Sendo a escola, unidade fundamental e necessária presente na sociedade e que tanto se assemelha a ela, esta instituição vem sofrendo transformações plurais sem o devido apoio para a busca de conhecimento através da educação continuada, deixando seus profissionais à mercê dos conflitos produzidos e enfrentados neste ambiente. Assim, esta pesquisa buscou dar voz aos profissionais da educação, principalmente docentes diante destes novos desafios encontrados pela profissão na contemporaneidade. Buscamos através destes sujeitos compreender: por que educadores estão tendo dificuldades em lidar com certos conflitos nas relações com estudantes? O que já é feito e o que poderia melhorar no tratamento de tais conflitos? É uma pesquisa qualitativa e contém alguns elementos metodológicos de uma pesquisa participante. Apresenta perspectivas de uma análise de dados hermenêutica-dialética. O grupo focal foi constituído por oito profissionais da educação, sendo professoras, direção e supervisão. Constatamos por meio deste estudo que são muitos os fatores que interferem na produção ou no combate aos conflitos escolares. Alguns são relacionados ao âmbito interno escolar como o clima escolar, o clima emocional, a relação escola-família, o senso de pertencimento, a ressignificação dos trabalhos extra-aula; e outros que dependem de ações governamentais, no incentivo, na mudança de concepção, na relação linear e horizontal com os profissionais da educação como a formação continuada, a qualificação dos profissionais, a melhoria de salários para além da valorização profissional uma redução das jornadas de trabalho, financiamento de projetos, de materiais e equipamentos escolares; fatores básicos para o desenvolvimento integral e satisfatório para o ambiente escolar.

Presidente - CELSO VALLIN (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)
Externo ao Programa - MARINA BATTISTETTI FESTOZO - DBI (Membro)
Externo à Instituição - ELIANE VIANEY DE CARVALHO - UNILAVRAS (Membro)