Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA MENDONÇA PEREIRA

DISCENTE: AMANDA MENDONÇA PEREIRA
DATA: 25/11/2019
LOCAL: DED

UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS DIGITAIS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL

Formação Docente. Letramento Digital. Tecnologia da Informação e Comunicação.

Vivemos em uma sociedade cada vez mais inserida em um processo de desenvolvimento tecnológico. Segundo RIBEIRO (2018) as tecnologias podem trazer inúmeras contribuições para a prática do professor em sala de aula, podem permitir melhorias em sua forma de ensinar ou podem ajudar no aprendizado de línguas. A realização da presente pesquisa se justifica pelo fato de a tecnologia digital atualmente estar presente em todos os setores da sociedade, e na sala de aula não ser diferente. Desta forma, o grande desafio das escolas é lidar com o conhecimento que os alunos possuem das TDICs, fazendo bom uso delas pedagogicamente. Pensando nessas questões e considerando a importância da inserção da tecnologia digital na prática pedagógica do professor e do desenvolvimento do letramento digital para as práticas em sala de aula, o objetivo deste trabalho é investigar se o curso de formação docente auxilia no processo de desenvolvimento do letramento digital dos futuros professores. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, realizada com alunos do 8º período de Letras de uma Universidade Pública de Minas Gerais, no qual por meio de questionários, eles falam sobre suas práticas digitais e seu conhecimento sobre o uso das TDICs antes e depois de terem cursado a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Língua Inglesa. Os resultados mostram que...

Externo à Instituição - GLENDA CRISTINA VALIM DE MELO - UNIRIO (Suplente)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)