Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIKA GIULIANA RODRIGUÊS PIRES PINTO

DISCENTE: ERIKA GIULIANA RODRIGUÊS PIRES PINTO
DATA: 27/11/2019
LOCAL: SALA 2 DED

DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO ÀS PERCEPÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO E DA PRÁTICA ALFABETIZADORA

Formação de Professores Alfabetizadores. Processo de Alfabetização. Políticas públicas de formação. Formação docente.

Essa pesquisa tem como foco o processo de formação de professores alfabetizadores com base no programa de formação docente Pacto Nacional Pela alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um programa integrado, cujo objetivo foi alfabetizar até o 3º ano do ensino fundamental (8 anos de idade), todas as crianças das escolas municipais e estaduais, urbanas e rurais brasileiras. Caracterizou-se sobretudo pela integração e estruturação da formação continuada de professores alfabetizadores regentes. Nessa direção, a pesquisa trouxe como indagação: qual a parcela de contribuição do programa de formação ao docente alfabetizador PNAIC para as práticas de leitura e escrita? Em que medida as ações dos professores alfabetizadores para as inovações de práticas de alfabetização e letramento podem estar relacionadas às orientações pedagógicas propostas por esse programa? Diante isso, a pesquisa se propõe a analisar o que os professores alfabetizadores destacam sobre o programa de formação Pacto Nacional Pela alfabetização na Idade Certa (PNAIC), nos anos de 2012 e 2013, com a finalidade de verificar quais percepções os professores constroem sobre o processo  formativo e sobre a prática alfabetizadora. Para isso assume-se uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, com coleta de dados mediante um questionário, com 10 professoras de uma escola da rede pública de ensino fundamental, de uma cidade do interior de Minas Gerais. A proposta foi retratar o PNAIC na concepção de alfabetização e letramento, e as repercussões na prática docente, relatando os desafios e os avanços, observados nessa transposição didática e as percepções sobre prática alfabetizadora das professoras participantes dessa pesquisa. Esse trabalho ..........1contribuiu para a ocorrência de um processo educativo pautado na formação continuada dos professores alfabetizadores, na qualidade e na melhoria contínua do ensino aprendizagem dos discentes em fase de alfabetização.

Externo à Instituição - GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONCALVES - UFU (Membro)
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Externo à Instituição - LISIANE FLORES DE OLIVEIRA STRUMIELLO - FADMINAS (Suplente)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)