Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLA LETICIA DE LIMA MORAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA LETICIA DE LIMA MORAES
DATA: 26/11/2019
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 2 DED
TÍTULO:

Gamificação e as práticas pedagógicas digitais: umA investigação durante a formação inicial de professores de línguas


PALAVRAS-CHAVES:

Ferramentas digitais. Gamificação. Letramento digital. Formação inicial. Práticas Pedagógicas digitais.


PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As tecnologias digitais transformaram as atividades cotidianas, incluindo as formas de
aprendizagem, fazendo com que os sistemas educacionais repensem as práticas da
atuação docente. Diante deste contexto, este estudo tem por objetivo geral investigar se e
como as práticas pedagógicas digitais dos professores em formação foram influenciadas
pela presença de características de gamificação das ferramentas digitais Kahoote
Mentimeter quando utilizadas no contexto de formação inicial como ferramentas
didáticas. Os objetivos específicos se desdobram em descrever o entendimento dos
professores em formação acerca do letramento digital; descrever e analisar as opiniões
dos professores em formação sobre a gamificação presente nas ferramentas digitais
Kahoot e Mentimeter, buscando apontar potencialidades empíricas para a sua utilização
em práticas pedagógicas; e identificar como as intervenções com o uso das ferramentas
propostas foram recebidas pelos professores em formação, verificando se a prática de
intervenção com gamificação influenciou em suas práticas de microensino. A fim de
produzir um estudo sobre as contribuições das ferramentas digitais na formação inicial de
professores, esta investigação de natureza qualitativa-intervencionista buscou realizar um
estudo de caso com os professores em formação inicial do curso de Letras de uma
Universidade Federal do Sul de Minas Gerais em uma disciplina que trabalha com as
tecnologias digitais voltadas para o processo de ensino-aprendizagem de línguas. Como
resultados preliminares, temos as considerações desses professores em formação inicial
sobre letramento digital, e sobre a potencialidade de ferramentas digitais no contexto de
ensino-aprendizagem de línguas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CAROLINA DE LAURENTTIS BRANDÃO - UNEMAT (Suplente)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Presidente - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Membro)
Externo à Instituição - SUSANA CRISTINA DOS REIS - UFSM (Membro)
Notícia cadastrada em: 11/11/2019 16:01
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 04/05/2024 12:20