Notícias

Banca de DEFESA: JULIANA PAULA DE OLIVEIRA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA PAULA DE OLIVEIRA GOMES
DATA: 29/11/2019
HORA: 09:00
LOCAL: DED
TÍTULO:

A LEITURA COMO PROCESSO COGNITIVO: UM ESTUDO SOBRE AS FASES DE LEITURA EM CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Fases da leitura. Ensino da leitura. Processos cognitivos.


PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esse trabalho considera que ler é um processo cognitivo complexo, que envolve várias atividades intrapsíquicas como a percepção, a atenção, a memória, a inferência. As discussões sobre o processo de apreensão da leitura, muitas vezes, aparecem ligadas aos estudos e pesquisas sobre o processo de aquisição da escrita, não sendo tão explorado ou comentado como os aspectos do desenvolvimento cognitivo da criança, na área da educação. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo compreender o que as bases teóricas discutem sobre os processos cognitivos da leitura, de modo a identificar as fases evolutivas e quais as características predominantes em cada etapa. O estudo se desenvolve a partir da aplicação de atividades de leitura com crianças de 4 e 5 anos, de uma turma da educação infantil. Para isso, faremos uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, tendo como procedimento de coleta de dados a aplicação de atividades de leitura e de registros das falas das crianças durante a realização das atividades. Para embasar a análise nos apoiaremos, principalmente, nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Maranhe (2011), Monteiro e Soares (2014), Koch (2013), Koch e Elias (2013), Solé (1998), Silva, (2003) e Smith (1989) sobre a perspectiva da leitura como processo cognitivo. Analisando as atividades foi possível identificar características das fases da leitura e também identificar características da evolução de uma fase à outra no desenvolvimento individual das crianças de acordo com os estudos dos autores selecionados para esse trabalho. Também foi possível identificar características das fases da leitura que estão relacionadas ao desenvolvimento das fases da escrita considerando os estudos de Ferreiro e Teberosky (1999). O Produto final desta pesquisa caracteriza-se pela realização de uma palestra em curso de extensão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Externo ao Programa - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL - DED (Membro)
Externo ao Programa - LUCIANA SOARES DA SILVA - DED (Suplente)
Externo à Instituição - ELAINE MARIA MORAIS - UFMG (Suplente)
Externo à Instituição - VANESSA CRISTINA GIROTTO NERY - UNIFAL (Membro)
Notícia cadastrada em: 14/11/2019 15:44
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 04/05/2024 11:09