Banca de DEFESA: ALEX JUNIOR BILHOTO FARIA

DISCENTE: ALEX JUNIOR BILHOTO FARIA
DATA: 09/12/2019
LOCAL: SALA 1 DED

REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE.

Identidade Docente; Narrativas autobiográficas; Formação de professores; Agência Humana

Esta pesquisa apresenta a síntese reflexiva a respeito das experiências vivenciadas, ao longo da minha constituição enquanto sujeito social e crítico que corroboraram a formação identitária do “eu” professor, da prática docente e das ações humanas do comportamento de agência. Nessa perspectiva, as indagações iniciais são: (a) quais questões socioculturais vivenciadas por mim influenciaram na escolha pela docência?, (b) quais excertos indicam agência?, (c) como os excertos que indicam agência se realizam linguisticamente? Para tanto, com base na teoria sociointeracionista, de Vygotsky, em que se categoriza o desenvolvimento humano a partir de relações interpessoais e na teoria de influências de vivências pessoais (Nóvoa, 2013), a metodologia utilizada para essa investigação é a da pesquisa qualitativa, por meio da elaboração de uma autobiografia; resgatando memórias pessoais significativas, análise de momentos emocionais (Barcelos, 2016, 2017) e dizeres do “outro” que contribuíram para a minha formação docente. Essa pesquisa faz-se necessária por investigar os reais fatores responsáveis pelo ato de escolha do ser professor e como a minha identidade docente é reflexo da formação histórica e social vivenciada, por mim, desde a adolescência. Espera-se, então, ampliar os conhecimentos sobre formação docente e suas implicações na prática dos professores em anos iniciais, visando colaborar com trabalhos que se comprometem com a formação de professores de Língua Portuguesa e com a promoção de novas pesquisas, análises e reflexões.Os resultados desta pesquisa sinalizam como as relações de agência estão conectadas à formação docente e, a posteriori, torna-se importante a sua análise.Esteartigo também pode servir de aporte para a reflexão crítica de textosautoavaliativos.

Presidente - TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)
Externo ao Programa - MARIA EUGENIA BATISTA - DEL (Membro)
Externo à Instituição - MARINA MORENA DOS SANTOS E SILVA - IFMG (Suplente)