Banca de QUALIFICAÇÃO: KESLEY ALVES DE CARVALHO

DISCENTE: KESLEY ALVES DE CARVALHO
DATA: 10/12/2019
LOCAL: Del - sala 44

Produção de textos em contextos de preparatórios para o ENEM: a questão da autoria

Produção de textos, autoria, formação de professores

O objetivo do presente trabalho é investigar de que forma se dá o ensino da produção de texto nos cursinhos preparatórios para o ENEM, bem como discutir sobre os recursos e as estratégias adotadas por esses lugares quanto à prova escrita do referido processo seletivo. Num primeiro momento, são abordados os percursos históricos da escrita textual no Brasil para, posteriormente, ao chegar na denominada produção de texto, discuti-la na perspectiva de contextos de preparação destinada aos vestibulares. Posteriormente, são analisadas e discutidas as entrevistas com alunos que participaram desses cursinhos preparatórios, bem como seus textos produzidos a partir de algumas propostas temáticas. Objetiva-se, a partir disso, conferir quando e de que maneira os estudantes, por meio de suas produções textuais, se constituem sujeitos-autores.

Externo à Instituição - ALINE TORRES DE SOUSA CARVALHO - IFMG (Suplente)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Presidente - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Membro)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Suplente)