Banca de DEFESA: ALEPH CAMPOS DA SILVEIRA

DISCENTE: ALEPH CAMPOS DA SILVEIRA
DATA: 22/01/2020
LOCAL: LPPI DED

AVALIAÇÃO DE USABILIDADE DE JOGOS EDUCACIONAIS: PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DE USABILIDADE EHEURÍSTICA

Usabilidade; Jogos Educacionais; Avaliação Heurística.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Usabilidade é um aspecto relevante na análise da interface homem máquina, pois diz respeito ao diálogo estabelecido entre sujeito e artefato e qualidade de uso e interação permitida pelo sistema. Este trabalho busca estabelecer critérios de avaliação de jogos educacionais baseado em uma avaliação heurística pré concebida, a Game User Experience Satisfaction (GUESS), aplicando-o na avaliação de um jogo atualmente em desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa, de caráter  aplicado, apresenta abordagem mista (quanti-quali) envolvendo usuários especializados e usuários finais de um jogo educacional para ensino de química. A escolha da abordagem foi realizada a partir de uma revisão sistemática da literatura sobre a usabilidade. Além de uma nova ferramenta de avaliação para jogos educacionais, foi desenvolvida versão PRG digital, em 3D, de jogo educacional para ensino da tabela periódica.

Presidente - RONEI XIMENES MARTINS (Membro)
Interno - ESTELA APARECIDA OLIVEIRA VIEIRA - UFLA (Membro)
Interno - CLAUDIO LUCIO MENDES (Suplente)
Externo ao Programa - RAPHAEL WINCKLER DE BETTIO - DCC (Membro)