Banca de DEFESA: SIMONE APARECIDA BOTEGA

DISCENTE: SIMONE APARECIDA BOTEGA
DATA: 17/02/2020
LOCAL: Departamento de Educação

LITERATURA E ENSINO: UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DA POESIA DE ADÉLIA PRADO

Saber sensível. Ensino. Adélia Prado. Literatura.

Percebe-se uma formação contemporânea educacional resultante de uma ordem social pautada na supremacia da racionalidade e da técnica, ou seja, vê-se perspectivas modernas que não valorizam as sensibilidades e que não atuam na formação de seres autônomos constituídos, também, pela subjetividade. Nesse sentido, há necessidade de uma aprendizagem significativa, que estabeleça a consciência de si em um processo de humanização. Diante disso, a arte literária mostra-se profícua, uma vez que carrega a propriedade de agregar e devolver aos homens algumas de suas características primordiais, como a sensibilidade, em termos de conhecimento sensível-sensorial. Entretanto, a literatura vem perdendo o seu reconhecimento como área de construção de conhecimento tanto na sociedade, quanto no espaço escolar. Por esse motivo, o objetivo principal desta pesquisa é discutir a abordagem da arte literária na escola e refletir sobre a importância dessa área na formação humana plena. Para tanto, esta pesquisa centra-se na obra de Adélia Prado, que, por sua especificidade, possibilita repensar a colocação do sujeito no mundo, levando em consideração suas singularidades. Propõe-se, então, a metodologia teórico-bibliográfica e prático-documental a fim de atender às demandas do objeto de pesquisa que é caracterizado de maneira singular por ser de natureza literária. Pretende-se que a análise estética da poesia de Adélia Prado bem como toda discussão teórica sobre essa arte possam embasar caminhos metodológicos de ensino efetivo de literatura.

Presidente - VANDERLEI BARBOSA (Membro)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Suplente)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Externo à Instituição - LIDIANE TEIXEIRA XAVIER - CEFET/MG (Suplente)