Banca de DEFESA: PETERSON VITOR RIBEIRO

DISCENTE: PETERSON VITOR RIBEIRO
DATA: 20/02/2020
LOCAL: Sala 02 – DED

O WHATSAPP COMO ESPAÇO DE (IN)FORMAÇÃO E INTERATIVIDADE: (RE)SIGNIFICAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

WhatsApp; Educação; Formação de professores; Língua Portuguesa

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Na atual conjuntura, torna-se relevante refletir acerca do papel do docente em formação frente ao uso de novas tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem, visto que o cenário da educação tem exigido do educador práticas educativas mais dinâmicas e mais interativas. Nesse contexto, a presente pesquisa se insere no campo de formação de professores e tem por intuito analisar as contribuições propiciadas pelo uso do aplicativo WhatsApp como espaço de construção do conhecimento. Para a consecução do objetivo proposto, este trabalho encontra-se organizado em três momentos, que comporão três artigos: a) revisão bibliográfica (estado do conhecimento) acerca das contribuições e dos desafios dos usos do aplicativo WhatsApp; b) análise das contribuições do WhatsApp para formação docente em relatos de experiência; c) análise das propósito comunicativo de uso do WhatsApp constatados nas interações entre os participantes. O primeiro artigo contemplou o levantamento das contribuições e desafios do uso do aplicativo no Portal de Teses e Dissertações, da Capes. O segundo artigo contemplou uma análise de excertos de relatos de experiências de licenciandos sobre as contribuições do aplicativo a partir das atividades realizadas. O terceiro artigo (EM CONSTRUÇÃO) contemplará o levantamento e a análise dos propósitos de uso do WhatsApp adotados pelos participantes. Para a produção do estado da arte, foi feito um levantamento de produções, a partir da utilização do termo de busca “WhatsApp” e, posteriormente, foi realizado os procedimentos de delimitação, considerando áreas de conhecimento. Para o segundo, foi feito um estudo teórico sobre a relevância do aplicativo para a formação docente e, posteriormente, foram analisados três excertos dos relatos de experiência produzidos pelos alunos em formação. Para o terceiro, serão levantados os propósitos de uso do WhatsApp, destacando a natureza da enunciação: comentar, pedir, perguntar etc. A coleta de dados se deu a partir do acompanhamento do pesquisador no desenvolvimento de um projeto interdisciplinar, previsto na matriz curricular de um curso de formação de professores, no período de um semestre letivo (2018), no qual foi proposto o uso de interações por meio do aplicativo WhatsApp. Dessa forma, a pesquisa justifica-se por elencar discussões e possíveis usos do aplicativo, com vistas a contribuir e refletir acerca de práticas pedagógicas no ensino de línguas no contexto das tecnologias móveis e em estratégias de ensino-aprendizagem participativas e autônomas na formação de futuros docentes.

Presidente - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Suplente)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Externo à Instituição - MONICA SOARES DE ARAÚJO GUIMARAES - UNIPAM (Membro)