Banca de QUALIFICAÇÃO: DANUZA ROBERTA PEREIRA LIMA

DISCENTE: DANUZA ROBERTA PEREIRA LIMA
DATA: 10/06/2020
LOCAL: Não Presencial

CASOS DE ENSINO NO PROCESSO DE INDUÇÃO DE PROFESSORAS INICIANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Infantil. Pesquisa Colaborativa. Formação docente. Processos de indução.

O presente estudo tem o objetivo de investigar que contribuições os casos de ensino oferecem ao processo de indução de professoras iniciantes, na educação infantil, de uma escola da Rede Municipal de Lavras. Tardif (2002) sustenta que os primeiros anos da carreira docente são essenciais aos processos de formação e podem ser inclusive, decisivos no estabelecimento da prática profissional ao longo da carreira. Os anos iniciais na docência podem ser caracterizados como um período de intensa aprendizagem e decisão acerca da permanência na profissão. Esse período também é marcado por situações que irão influenciar no tipo de professor que o iniciante se tornará. Por isso, é importante que o professor iniciante vivencie um processo de acompanhamento e formação docente durante esse período de sua carreira. O caso de ensino é entendido como a descrição de uma situação real ou baseado na realidade de situações vivenciadas no cotidiano da sala de aula. Ele é elaborado especificamente para ser utilizado na formação de professores e professoras. O uso dessa estratégia permite ao docente a reflexão sobre sua prática, a análise e interpretação dos dilemas enfrentados no contexto da escola e sala de aula. Esse estudo tem uma abordagem qualitativa e será realizado a partir da pesquisa colaborativa que permite uma co-produção de saberes entre docentes e pesquisadores, sendo então uma pesquisa formativa, baseada no diálogo, partilha e processos de reflexão. Essa forma de pesquisar permite ainda que a academia se aproxime da realidade nas instituições de educação infantil.

Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)
Presidente - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Externo à Instituição - GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONCALVES - UFU (Membro)
Externo à Instituição - MARLI AMÉLIA LUCAS DE OLIVEIRA - IFSUDESTE MG (Suplente)