Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIENE DE AGUIAR ANDRADE

DISCENTE: LUCIENE DE AGUIAR ANDRADE
DATA: 07/08/2020
LOCAL: Não Presencial

O FUTEBOL DE MENINAS NO CONTEXTO ESCOLAR LAVRENSE: EXPERIÊNCIA, FORMAÇÃO E IDENTIDADE

Futebol; Mulheres; Escola.

Propomos como objetivo investigar um grupo de meninas de uma escola pública de Lavras-MG que lutou para a criação de uma equipe de futebol naquele contexto educativo. Alinhado à isso, propomos como pergunta investigativa tenta saber quais as acepções, experiências e processos que levaram essas meninas à criação e o desenvolvimento desse grupo esportivo na escola? Os objetivos secundários que irão compor essa pesquisa, consistem em analisar as narrativas das meninas jogadoras de futebol para tentar perceber como foi constituído os desejos e as experiências formativas acerca de uma prática esportiva considerada como de reserva masculina. Essa proposta se justifica, pois mesmo que meninas e meninos ocupem o mesmo lugar no interior das salas e nas aulas de Educação Física, há ainda relações de poder estabelecidas no âmbito das práticas corporais historicamente construídas. A investigação será realizada com um grupo de meninas que fazem parte da equipe de futsal de uma escola da rede pública estadual na cidade de Lavras-MG. O grupo é composto por aproximadamente 20 meninas em idade escolar, variando de 13 a 18 anos, orientadas e tuteladas pelo professor de Educação Física da mesma escola. A produção do material empírico irá ocorrer em dois momentos: entrevista de grupo focal e entrevista semiestruturada individual. Espera-se que o trabalho possa evidenciar a importância do futebol escolar no sentido de fomentar reflexões que minimizem as desigualdades de gênero, além de constatarem que existe um processo bastante significativo relativo ao engajamento de meninas que lutam para o crescimento dessa prática, vale dizer, em um cenário de reserva masculina.

Externo à Instituição - FABIANO PRIES DEVIDE - UFF (Membro)
Presidente - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Membro)
Interno - VANDERLEI BARBOSA (Suplente)