Banca de QUALIFICAÇÃO: HELAINA DE FÁTIMA VINHAS PEREIRA

DISCENTE: HELAINA DE FÁTIMA VINHAS PEREIRA
DATA: 26/06/2020
LOCAL: Não Presencial

O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO NA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS E DO CONCEITO DE MEDIDA

Educação Matemática. Mediação. Teoria Histórico-Cultural. Teoria da Atividade. Formação de Professores

O presente trabalho visa analisar o desenvolvimento do pensamento teórico em processos de significação gerados por estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental em situações desencadeadoras de aprendizagem dos números racionais e do conceito de medida. Com base nos pressupostos teóricos do materialismo histórico-dialético (Karl Marx, Pável Kopnin) e na teoria histórico-cultural da atividade (Lev S. Vigotski, Alexei Leontiev, Vasily Davidov), apresenta-se esta pesquisa exploratória, delineada como estudo de caso, de abordagem qualitativa, em uma turma de quinto ano de uma escola pública do interior de Minas Gerais. Os objetivos específicos são analisar as elaborações conceituais produzidas pelos estudantes e compreender o papel da mediação na elaboração dos conceitos matemáticos. A análise dos dados se dá a partir da constituição de núcleos de significação, com o estabelecimento de categorias de análise. A pesquisa propicia maior aproximação entre os conhecimentos acadêmicos e a práxis escolar, além da ressignificação da prática docente e a autonomia intelectual dos estudantes, por meio do desenvolvimento do raciocínio e da argumentação matemática. Além deste relato, foi desenvolvido um produto educacional: uma unidade didática, anexa ao trabalho.

Externo à Instituição - FABIANA FIOREZI DE MARCO MATOS - UFU (Suplente)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Suplente)
Externo ao Programa - JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE - DEX (Membro)
Presidente - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Membro)