Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO ALMEIDA SOARES

DISCENTE: GUSTAVO ALMEIDA SOARES
DATA: 03/08/2020
LOCAL: Não Presencial

A PEDAGOGIA DAS LUTAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFLA

Formação Docente, Lutas na Escola, Pedagogia das lutas.

Ao utilizarmos o conceito de cultura corporal de movimento, envolvendo as aulas de Educação Física para educação básica, cria-se uma grande possibilidade de trabalho com o universo das lutas e artes marciais nesse contexto. Cabe mencionar que o conteúdo lutas é amparado legalmente por documentos curriculares em âmbito nacional, por isso se torna necessário abordá-lo no processo de formação inicial de professores na área de Educação Física. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo analisar as experiências formativas de alunos do curso de licenciatura e bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Lavras ao longo do semestre na disciplina GFD 198 Pedagogia das lutas. Sabemos que a falta de vivências dos professores sobre o tema de lutas, no cotidiano acadêmico e fora deste meio, e a preocupação com a violência, que julgam estar intrinsecamente ligada a luta e as artes marciais, dificulta a orientação dessa prática corporal dentro e fora da escola. Para analisar quais eram/são as concepções desses professores em formação inicial acerca das lutas antes, durante e depois do curso, utilizaremos o subsídio da pesquisa qualitativa e os instrumentos de coleta de dados, tais como o diário de bordo, o registro fotográfico e as entrevistas semiestruturadas. Apontamentos iniciais já demonstram a falta de acesso ao conhecimento científico pelos alunos de graduação, além das inexpressivas experiências corporais em relação às lutas que tiveram ao longo da trajetória de vida.

Presidente - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Membro)
Externo à Instituição - RILLER SILVA REVERDITO - UNEMAT (Membro)
Interno - VANDERLEI BARBOSA (Suplente)