Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA ALMEIDA PASSOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIVIA ALMEIDA PASSOS
DATA: 26/06/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Não Presencial
TÍTULO:

DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE INDUÇÃO À DOCÊNCIA


PALAVRAS-CHAVES:

casos de ensino, formação de professores, desenvolvimento profissional, professores iniciantes.


PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa busca discutir como professores iniciantes enfrentam os desafios da docência nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como compreender como se dão os processos de indução desses professores. Estudos como Marcelo e Vaillant (2017) têm demonstrado que os primeiros anos de profissão são de suma importância para a formação do docente. Apontam ainda que no Brasil, os programas de indução à carreira docente são recentes e acontecem apenas em alguns estados. Para tanto, se realizará pesquisa com caráter qualitativo colaborativo, em que serão utilizados casos de ensino como instrumento de pesquisa, permitindo que os professores façam descrições e análises de suas trajetórias profissionais, embasados nas pesquisas de Nono e Mizukami (2005). Pretende-se, com este estudo, fazer uma investigação sobre os processos de indução à docência, bem como despertar uma reflexão, análise e interpretação sobre a ação docente, os problemas e desafios enfrentados pelos professores iniciantes na escola e na sala de aula


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Externo à Instituição - GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONCALVES - UFU (Suplente)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA RAMOS DE ANDRADE - PUC - SP (Membro)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Suplente)
Notícia cadastrada em: 10/06/2020 16:03
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 04/05/2024 13:41