Banca de QUALIFICAÇÃO: TECIENE CASSIA DE SOUZA

DISCENTE: TECIENE CASSIA DE SOUZA
DATA: 25/06/2020
LOCAL: Não Presencial

O TRABALHO COM O GÊNERO VIDEOANIMAÇAO EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES DE LEITURA

Multiletramentos. Estratégias metodológicas. Videoanimação. Formação de professor. Caderno Pedagógico.

Considerando a natureza multissemiótica dos textos que circulam na sociedade da informação, o presente trabalho tem por objetivo sistematizar estratégias metodológicas que potencializem o processo de produção de sentidos no gênero textual videoanimação. Para a consecução do objetivo proposto, este trabalho pretende apresentar uma reflexão acerca dos pressupostos epistemológicos basilares que possam favorecer uma prática pedagógica teoricamente orientada e que são relevantes para a proposição de atividades de leitura de textos multissemióticos. Para tal, este trabalho analisa questões ligadas à Pedagogia dos Multiletramentos (ROJO, 2012), à Teoria da Multimodalidade/Semiótica Social (DIONÍSIO, 2005; 2011; VIEIRA; SILVESTRE, 2015; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; LIMA E SANTOS, 2009; SANTOS; PIMENTA, 2014), a Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; SILVA, 2017), Leitura de videoanimações (FERREIRA, 2017; FERREIRA; DIAS; VILLARTA-NEDER, 2019) e Sequência Didática (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; ZABALA, 1998). Além da pesquisa teórica, o presente trabalho apresenta uma proposta de caderno pedagógico com atividades de leitura com videoanimações para o 7º ano do Ensino Fundamental. Tal proposta justifica-se pelo fato que, diante de uma sociedade altamente tecnológica, torna-se necessário que o ambiente escolar e os profissionais que estão inseridos nele se atentem às mudanças que fazem parte do cotidiano dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, incorporando nas práticas de leitura uma reflexão acerca dos mecanismos de textualização e do processo de produção de sentidos em textos não verbais. A partir do trabalho realizado, foi possível observar que as discussões sobre o trabalho com gêneros multissemióticos se fazem necessárias, tanto na formação inicial quanto na formação continuada de professores, visando a uma prática educativa contextualizada, por meio de gêneros que, efetivamente, circulam na sociedade. Além disso, a produção do caderno pedagógico representou uma possibilidade de sistematização de atividades sequenciadas e que exploram diferentes habilidades linguísticas, semióticas e discursivas. Assim, considerando o contexto de produção desta pesquisa – campo da formação de professores, a elaboração de um produto educacional (caderno pedagógico) circunscreve-se em uma proposta de interlocução da Universidade com as escolas de educação básica, uma vez que o material produzido foi idealizado para docentes que atuam no Ensino Fundamental II.

Externo à Instituição - ALINE TORRES DE SOUSA CARVALHO - IFMG (Suplente)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Suplente)
Presidente - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)