Banca de DEFESA: AMANDA MENDONÇA PEREIRA

DISCENTE: AMANDA MENDONÇA PEREIRA
DATA: 10/07/2020
LOCAL: virtual

LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS DIGITAIS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL

Palavras-chave: Formação Docente. Letramento Digital. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

O presente trabalho tem como objetivo principal investigar, por meio da análise das práticas digitais dos professores de línguas em formação inicial em uma Universidade Pública de Minas Gerais, os tipos de letramento digital de que esses professores fazem uso. A presente pesquisa apresenta referencial teórico que contextualiza questões referentes aos estudos em Linguística Aplicada sobre a formação de professores, campo onde se insere esta pesquisa, buscando estabelecer uma relação com as Políticas Públicas que regem o uso de tecnologias digitais nas escolas e também com estudos sobre o Letramento Digital e a Formação Inicial de Professores. Com o intuito de atender ao objetivo desse trabalho, a pesquisa foi realizada com quarenta (40) alunos do 8º período de Letras, matriculados na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Língua Inglesa. A metodologia utilizada caracteriza-se de natureza qualitativa, delineada por meio de uma abordagem exploratória e de estudo de caso. Foram utilizados quatro instrumentos de geração de dados para a pesquisa – o questionário inicial, a análise dos fóruns virtuais de discussão, a observação presencial durante a realização da atividade de microensino e o questionário final. Os dados coletados durante a realização dessa pesquisa foram tratados tomando como categoria de análise o quadro dos tipos de letramentos digitais proposto por Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) e também o quadro TPACK de Mishra e Koeler (2006). Os resultados mostram que os participantes possuíam, ao início da disciplina, habilidades relacionadas ao letramento em rede e ao letramento pessoal, de acordo com o quadro dos letramentos digitais de Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), uma vez que suas práticas digitais apontavam para um uso das tecnologias digitais no nível pessoal, com o acesso constante às redes sociais. Após terem cursado a disciplina supracitada, foi possível perceber que os participantes adquiriram habilidades referentes ao letramento em jogos, letramento multimídia e letramento em filtragem, letramentos esses que estão relacionados ao uso pedagógico das tecnologias digitais. Dessa forma, foi possível concluir que o curso de formação docente auxiliou no processo de desenvolvimento do letramento digital dos futuros professores, uma vez que ao longo da disciplina analisada os participantes adquiriram novas habilidades referentes aos letramentos digitais de Dudeney, Hockly e Pegrum (2016). Porém foi possível perceber, após as quatro fases da análise realizadas neste trabalho, que ainda é necessário que haja maior incentivo quanto ao uso das tecnologias digitais durante todo o curso de formação inicial, assim como um contato direto com elas por parte dos alunos para que seja possível assim contemplar mais habilidades dos diferentes letramentos.

Palavras-chave: Formação Docente. Letramento Digital. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Presidente - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Membro)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)
Externo à Instituição - PATRÍCIA NORA DE SOUZA - UFJF (Membro)