Banca de QUALIFICAÇÃO: ADELENE DE SOUZA

DISCENTE: ADELENE DE SOUZA
DATA: 16/07/2020
LOCAL: Não Presencial

NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO EM SALAS REGULARES

Formação de Professores. Necessidades Formativas. Língua Brasileira de Sinais. Educação de Surdos.

A presente pesquisa se propôs a identificar as necessidades formativas do professor regente, da rede regular de ensino, em classe comum com alunos surdos. A lei 10436/2002 e o decreto 5626/ 2005, regulamentaram o acesso da pessoa surda a educação e a garantia do intérprete de Libras no ambiente escolar, entretanto a responsabilidade do ensino é do professor regente. No ambiente escolar, além do intérprete de Libras, o que é necessário ao professor para que atinja seus objetivos de ensino frente a esses alunos? A pesquisa se configura como descritiva em abordagem qualitativa. Os dados serão obtidos através do questionário semiestruturado entrevista semipadronizada. Assim, espera-se contribuir para o campo de estudo de educação de surdos; de forma a trazer informações sobre a educação de surdos e formação docente; identificar as necessidades formativas do professor regente da classe regular no atendimento ao aluno surdo, descrever que desafios esses professores enfrentam para o ensino desses alunos; compartilhar os relatos de experiências positivas no ensino; o que propiciará a professores conhecer algumas práticas docentes que obtiveram êxito para o ensino do aluno surdo em classe regular.

Presidente - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Externo ao Programa - JOSIANE MARQUES DA COSTA - DED/FCHEL (Membro)
Externo à Instituição - MARLI AMÉLIA LUCAS DE OLIVEIRA - IFSUDESTE MG (Suplente)