Banca de DEFESA: ERIKA GIULIANA RODRIGUÊS PIRES PINTO

DISCENTE: ERIKA GIULIANA RODRIGUÊS PIRES PINTO
DATA: 29/07/2020
LOCAL: Não Presencial

DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO ÀS PERCEPÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO E DA PRÁTICA ALFABETIZADORA

Formação de Professores Alfabetizadores. Processo de Alfabetização. Políticas públicas de formação. Formação docente.

Essa pesquisa tem como foco a compreensão do processo de formação de professores alfabetizadores, com base no programa de formação docente Pacto Nacional Pela alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um programa integrado, cujo objetivo foi alfabetizar até o 3º ano do ensino fundamental (8 anos de idade), todas as crianças das escolas municipais e estaduais, urbanas e rurais brasileiras. Caracterizou-se, sobretudo, pela integração e estruturação da formação continuada de professores alfabetizadores regentes. Nessa direção, nesta pesquisa, apresentou-se como indagação: qual a contribuição do programa de formação PNAIC ao docente alfabetizador para as práticas de leitura e escrita? Em que medida as ações dos professores alfabetizadores, para as inovações de práticas de alfabetização e letramento, podem estar relacionadas às orientações pedagógicas propostas por esse programa? Diante disso, propõe-se analisar o que os professores alfabetizadores destacam sobre o programa de formação PNAIC e verificar quais percepções os professores constroem sobre o processo formativo e sobre a prática alfabetizadora. Para isso, assume-se uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e como coleta de dados optou-se pela aplicação de um questionário com 10 professoras de uma escola da rede pública de ensino fundamental, de uma cidade do interior de Minas Gerais. A proposta foi retratar o PNAIC na concepção de alfabetização e letramento e as repercussões na prática docente, relatando os desafios e os avanços, observados nessa transposição didática e as percepções sobre prática alfabetizadora das professoras participantes dessa pesquisa. As observações sobre esse trabalho apontaram percepções sobre o processo de alfabetização e sobre a atuação docente, o que favoreceu uma reflexão pautada na formação continuada dos professores alfabetizadores, na qualidade e na melhoria contínua do ensino e aprendizagem dos discentes em fase de alfabetização. Como produto final do Mestrado Profissional em Educação destaca-se a participação na organização do curso de extensão “Práticas de Alfabetização e Letramento” oferecidos para as professoras alfabetizadoras durante o ano de 2019.

Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Externo ao Programa - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL - DED/FCHEL (Suplente)
Externo à Instituição - LISIANE FLORES DE OLIVEIRA STRUMIELLO - FADMINAS (Suplente)