Banca de DEFESA: JOSELMA SILVA

DISCENTE: JOSELMA SILVA
DATA: 22/07/2020
LOCAL: Não Presencial

ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Formação inicial de professores.  Teoria e prática.   Residência pedagógica.

O processo de formação inicial de professores é considerado uma tarefa desafiadora por buscar articular teoria e prática e preparar os licenciandos à realidade educacional, uma vez que, ao longo da carreira docente exige-se a reconstrução de novos pensamentos e novos olhares. Partindo deste pressuposto, o presente estudo tem como objetivo analisar os relatos descritivos das atividades realizadas por estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia, os quais se integraram ao Programa Residência Pedagógica, com vista a compreender quais ações impactaram ou contribuíram para o processo de formação inicial docente. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa de campo realizada em uma escola da rede pública do município de Lavras. Para tanto, o material empírico compôs-se da análise de relatórios mensais produzidos por oito estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras, bolsistas integrantes do Programa Residência Pedagógica, no período de 2018 a 2020. E para solidificar este estudo buscamos as fundamentações teóricas nas proposições de André et al. (2016), Gatti (2013; 2016; 2019), Marcelo Garcia  (2009), Nóvoa (2007; 2009; 2017), Pimenta (2012), Tardif (2000; 2002; 2009) e Zeichner (1993; 2010), que discutem sobre o processo de formação de professores, dentre outros. O estudo refletiu sobre as ações pedagógicas vivenciadas e seus impactos para o para a formação inicial docente por meio da análise dos relatórios das atividades desenvolvidas durante o Programa Residência Pedagógica (PRP).  As ações foram identificadas a partir de três dimensões formativas: “observação”, “intervenção” e “reflexão da ação”, que se apresentaram interligadas, por visarem o desenvolvimento profissional dentro do contexto escolar.

Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)
Externo ao Programa - JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE - DEX/ICE (Suplente)
Externo ao Programa - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL - DED/FCHEL (Membro)