Banca de QUALIFICAÇÃO: JUAREZ LUIZ ABRÃO

DISCENTE: JUAREZ LUIZ ABRÃO
DATA: 31/07/2020
LOCAL: Não Presencial

AÇÕES DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES A PARTIR DO ESPORTE ADAPTADO: O RELATO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO SUL DE MINAS GERAIS

Educação Física Escolar - Pessoa com deficiência - Inclusão - Esporte Adaptado.

Espera-se que a Graduação seja adequada na formação dos professores para o processo de inclusão de todos os estudantes nas escolas, quando se deparam com a temática das pessoas com deficiência. Entretanto, isso ainda não ocorre na prática, devido à carência de conhecimentos científicos e de preparo prático de professores de Educação Física (EF) no campo da inclusão escolar. Na busca da inclusão, a EF tem utilizado o esporte adaptado como um meio pedagógico e recreativo, ajustando e adaptando de acordo com a necessidade do praticante, levando em conta suas potencialidades e limitações. Mudanças têm ocorrido no cenário escolar, porém os docentes ainda encontram grande dificuldade de inserir o estudante com deficiência no contexto das suas aulas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar as ações de inclusão desenvolvidas no âmbito das aulas de EF no que se refere ao esporte adaptado, e os benefícios para a comunidade escolar em uma escola estadual, no Sul de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa e os métodos a serem utilizados serão a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso (entrevista e questionário semiestruturado). Participarão da pesquisa: professores, direção da escola, supervisão, inspeção e analistas da Superintendência Regional de Ensino que dão o suporte pedagógico a escola investigada e são responsáveis pelo Atendimento Educacional Especializado. Esperamos que os resultados sejam colaborativos auxiliando outros professores neste processo de inclusão.

Externo à Instituição - DEYLIANE APARECIDA DE ALMEIDA PEREIRA - UFV (Membro)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)
Presidente - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)