Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLLINA MARTINS DE PAIVA RIBEIRO

DISCENTE: CAROLLINA MARTINS DE PAIVA RIBEIRO
DATA: 13/08/2020
LOCAL: Não Presencial

ESPIRAL DE SABERES EM UMA ESCOLA AGROECOLÓGICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO

Currículo; Integração Curricular; Educação Básica.

O currículo escolar como tentativa de comunicar princípios e traços essenciais de um propósito educativo não pode ser entendido como um território neutro. Nele estão expressas, explícita ou implicitamente, ideologias que podem tanto contribuir para a manutenção do status quo quanto contribuir para a superação e transformação do mesmo. No cenário atual, iniciativas de grupos escolares que buscam construir currículos escolares integrados, isto é, currículos contextualizados, democráticos, significativos e que contribuam para a formação integral dos educandos, para a construção de um pensamento crítico e para o exercício da cidadania esclarecida, devem ser investigadas. Dito isso, no presente trabalho, iremos investigar o desenvolvimento de um processo de construção de um currículo integrado em uma escola agroecológica de educação infantil e ensino fundamental I, localizada na zona rural de um município do Sul de Minas Gerais. A pesquisa é de cunho qualitativo, compreendida como um estudo de caso, no qual, utilizaremos como instrumentos de coleta de dados a análise documental, sobretudo do Projeto-Político-Pedagógico e entrevistas com roteiros semiestruturados com o grupo de professoras e com a diretora da Escola.

Externo à Instituição - ELIANE VIANEY DE CARVALHO - UNILAVRAS (Suplente)
Externo à Instituição - HELENA MARIA FELÍCIO DOS SANTOS - UNIFAL (Membro)
Presidente - JACQUELINE MAGALHAES ALVES (Membro)
Interno - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Suplente)