Banca de QUALIFICAÇÃO: LUDMILA DE OLIVEIRA AMARAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUDMILA DE OLIVEIRA AMARAL
DATA: 10/08/2020
LOCAL: Não Presencial

POSSÍVEIS PREDITORES DE PERMANÊNCIA E EVASÃO EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Educação a Distância. Ensino Superior. Evasão. Permanência.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

As últimas décadas do cenário educacional superior se caracterizam pela discussão de democratização no ensino e consequentemente desenvolvimento da Educação a Distância (EaD), como metodologia que oferece à sociedade amplas oportunidades de formação. No entanto, mesmo com tantas possibilidades, a evasão elevada nos cursos superiores EaD é uma característica e nos últimos anos mantém-se em torno de 11% e 25% de evadidos segundo dados do Censo EaD (2017). Os fatores que contribuem para permanência e/ou evasão de estudantes são multivariados e nesse sentido a pesquisa é norteada a partir da seguinte questão: que fatores podem contribuir para permanência e/ou evasão dos estudantes nos cursos de Pedagogia EaD? A justificativa para esta pesquisa parte do contexto de atuação em tutoria onde é possível perceber que dentre tantos estudantes alguns conseguem êxito em estudar a distância, enquanto outros não concluem nem o primeiro ano do curso. Além disso, existe a inquietação em compreender porque mesmo em meio a um considerável número de matrículas em cursos de Pedagogia EaD, as taxas de evasão e abandono são tão altas, verificando-se a necessidade de investigar e planejar ações mais eficientes para aumentar o índice de sucesso na conclusão dos cursos superiores a distância. A pesquisa tem por objetivo, portanto, identificar preditores de evasão e/ou permanência para os cursos de Pedagogia EaD. A metodologia adotada para condução do estudo foi a descritiva analítica, de característica quali-quantitativa, partindo de revisão sistemática para identificar fatores já descritos na literatura, realizada em artigos publicados nos últimos cinco anos e identificados por meio do Portal de Periódicos Capes e do Google Acadêmico. Em seguida, o material foi tratado por análise de conteúdo de Bardin para subsidiar a elaboração de inventário aplicado, Survey, em cursos de Pedagogia de instituições pública e privada. Os participantes escolhidos foram evadidos e possíveis concluintes de cursos de Pedagogia EaD. Com base nos dados, será aplicada a análise estatística no intuito de obter elementos preditivos para evasão e permanência.

Externo à Instituição - ELIANE VIANEY DE CARVALHO - UNILAVRAS (Suplente)
Externo ao Programa - ESTELA APARECIDA OLIVEIRA VIEIRA - DED/FCHEL (Membro)
Externo ao Programa - FERNANDA BARBOSA FERRARI - DED/FCHEL (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)