Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSE ADRIANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSE ADRIANO
DATA: 10/08/2020
LOCAL: on line

A PRODUÇÃO TEXTUAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERCURSOS EM DIÁLOGO

Produção textual. Tecnologias digitais. Formação de professores.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente trabalho elege como tema a produção de texto e as tecnologias digitais, articulada à formação de professores. Possui como objetivos: compreender o conceito de produção de texto, aplicar um plano de intervenção sobre o tema para alunos do 3º Ano do ensino fundamental dos anos iniciais, analisar as estratégias utilizadas pelos educadores e propor novas metodologias que auxiliarão no avanço do processo de ensino-aprendizagem da produção escrita. Foi realizada uma pesquisa teórica sobre o tema, a partir de alguns autores como: Gatti (1997), Tardif (2002), Geraldi (2001) e Dolz (2010). A abordagem metodológica alinha-se a uma pesquisa qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com professores sobre o tema produção textual. Serão produzidas propostas de produção textual destinadas ao trabalho com alunos 3º Ano dos anos iniciais.

Presidente - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Interno - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)
Externo à Instituição - ROSANGELA RODRIGUES BORGES - UNIFAL (Membro)