Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA APARECIDA DA SILVA COSTA

Alfabetização; letramento; jogos.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Muito se tem pesquisado sobre alfabetização e letramento no contexto escolar. A etapa da alfabetização é de grande importância para o desenvolvimento integral e contínuo do sujeito, no que tange à aprendizagem de forma significativa. Assim,considerando-se que a alfabetização precisa se desenvolver em um contexto de letramento, a presente pesquisa aborda a temática sobre os jogos no processo de alfabetização e letramento e apresenta como objetivo principal investigar a contribuição dos jogos na consolidação de habilidades linguísticas de alunos em duas turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do sul de Minas Gerais. Para alcançar o objetivo proposto, esta investigação compreende, além da pesquisa teórica, uma pesquisa de campo com vistas a (i) aplicar um plano de intervenção sobre os jogos no processo de alfabetização e letramento para 36 alunos do 2º ano do EnsinoFundamental e (ii) entrevistar professores alfabetizadores sobre o uso dos jogos como metodologia de ensino. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico e dos dados obtidos na pesquisa de campo. Nesse sentido buscou-se por autores, os quais podem dialogar de modo significativo com a pesquisa teórica; Soares(2002), Soares(2016), Kleiman(2007), Kleiman(2014), Colello(2004), Grando(2012), Maciel e Lúcio(2008), Kishimoto(1994), Huizinga(1999) e Freire(2005). Os dados referentes à aplicação dos jogos foram registrados em diário de bordo. A pesquisa pode trazer contribuições aos professores alfabetizadores.

Presidente - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Interno - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Externo à Instituição - ANDREIA REZENDE GARCIA REIS - UFJF (Membro)
Externo à Instituição - ANA PAULA CAMPOS CAVALCANTI SOARES - UFMG (Membro)