Banca de QUALIFICAÇÃO: VANILDA APARECIDA BELIZÁRIO

DISCENTE: VANILDA APARECIDA BELIZÁRIO
DATA: 02/09/2020
LOCAL: Não Presencial

UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC DE LÍNGUA PORTUGUESA NO GÊNERO VIDEOANIMAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Pedagogia dos Multiletramentos. Formação de professores. Videoanimação. Base Nacional Comum Curricular.

O presente trabalho tem como objetivo sistematizar propostas teóricas e metodológicas para a leitura de textos multissemióticos, de modo especial, de videoanimações. Partindo da apresentação de uma análise das possibilidades metodológicas do uso das habilidades do componente curricular Língua Portuguesa da Área de Linguagens da Base Nacional Comum Curricular – BNCC para a proposição de atividades de leitura de videoanimações, tendo como justificativa o fato do predomínio da avaliação se dar na leitura de textos verbais e a possibilidade da inserção de uma proposta de uso das habilidades apresentadas na BNCC para leitura de textos audiovisuais que poderá contribuir para a formação de professores que atuam na educação básica, uma vez que grande parte dos alunos são formados e envolvidos com as tecnologias digitais e trazem, para o interior da escola, grande diversidade de experiências e culturas. Dessa forma, a partir de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com revisão sistêmica na literatura das áreas pertinentes, buscando-se responder a três questões básicas, com proposição teórica de caráter descritivo (ZANETTE, 2017). A primeira questão refere-se à estrutura da Base Nacional Comum Curricular, em especial ao componente curricular Língua Portuguesa e o uso das habilidades propostas envolvendo textos multissemióticos; a segunda questão diz respeito à Pedagogia dos Multiletramentos, que enfatiza a relevância de uma proposta de ensino que valorize a multiculturalidade e os textos que circulam na sociedade, bem como a formação de professores a partir dessa proposta e a terceira questão corresponde à caracterização do gênero videoanimação e de suas potencialidades para a formação de leitores. Além da pesquisa teórica, como produto final do presente trabalho, elaborou-se uma coletânea de questões pautadas nas habilidades de Língua Portuguesa propostas pela BNCC, voltadas para a leitura de videoanimações, com vistas a contribuir para o processo de formação de professores.

Externo à Instituição - ALINE TORRES DE SOUSA CARVALHO - IFMG (Suplente)
Presidente - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Interno - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Suplente)
Externo à Instituição - MARIA ALZIRA LEITE - UNIRITTER (Membro)