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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA APARECIDA FALEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA APARECIDA FALEIRO
DATA: 02/09/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Não Presencial
TÍTULO:

IMPLEMENTAÇÃO DE TRILHAS INTERPRETATIVAS EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação ambiental critica. Interpretação ambiental. RPPN. Trilhas Interpretativas.


PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A Educação Ambiental é tema atualmente muito discutido ocupando as agendas nacionais e internacionais. Isso se deve a uma tentativa de solucionar o grande número e complexidade dos problemas ambientais a nível global. A Educação é essencial na construção do conhecimento, promovendo a atuação transformadora na realidade. A Interpretação Ambiental é uma ferramenta importante da Educação Ambiental em Unidades de Conservação das categorias que demandam elementos de uso público. As Escolas e visitantes buscam esses espaços para atividades educativas e recreação. Sendo assim, uma das estratégias é a implementação de Trilhas para contribuir com a realização de atividades interdisciplinares, possibilitando ao visitante um aumento no nível de conscientização sobre o patrimônio natural ou cultural. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou analisar a percepção colaborativa de docentes, discentes e de moradores locais na implantação de Trilhas Interpretativas na Unidade de Conservação RPPN Canoa Vale dos Ipês como instrumento interdisciplinar de educação ambiental, para aproximação e inserção de conceitos ambientais, históricos e culturais. Para analisa a percepção e desafios enfrentados por educadores em atuação, de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública, universitários e moradores locais foram realizados entrevistas semiestruturadas, diário de campo e questionários, sendo uma pesquisa de cunho qualitativo que discute os limites e possibilidades para adoção das trilhas como ferramenta didática para o ensino Os procedimentos para a implantação foram baseados em referências bibliográficas sobre o assunto, imersão ao campo e elaboração da proposta e ações. Por meio dos resultados obtidos espera-se contribuir para a promoção de espaços não formais para o desenvolvimento interdisciplinar de educação ambiental, fornecendo subsidio para a conscientização e formação crítica do individuo acerca das questões ambientais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANA BARRETO LIMA MIRANDA - UFJF (Membro)
Externo à Instituição - CATARINA TEIXEIRA - UFTM (Suplente)
Externo ao Programa - CELSO VALLIN - DED/FCHEL (Membro)
Presidente - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Externo ao Programa - ROSANGELA ALVES TRISTAO BOREM - DBI/ICN (Membro)
Interno - VANDERLEI BARBOSA (Suplente)
Notícia cadastrada em: 20/08/2020 10:58
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