Banca de QUALIFICAÇÃO: MARÍLIA EDUARDO DA SILVA

DISCENTE: MARÍLIA EDUARDO DA SILVA
DATA: 19/10/2020
LOCAL: Não Presencial

1% DE INCLUSÃO DO QUILOMBO À UNIVERSIDADE: HISTÓRIAS, TRAJETÓRIAS E VIVÊNCIAS (UFLA)

Inclusão; Ensino Superior; Quilombolas; Negros; Formação Docente.

O objetivo deste trabalho é investigar a estruturação de nossa sociedade e de nosso sistema educacional público por meio da divisão de oportunidades entre os sujeitos. Nesse contexto, abordaremos conceitos históricos, sobre negros e afrodescendentes, mais precisamente de estudantes quilombolas. Nesse sentido, o caminho metodológico será desenvolvido por meio de um estudo de caso e também pela história oral que será baseada em fontes bibliográficas. As observações que acompanham nossa pesquisa emergem sobre a história da formação e o conceito de quilombo, as especificidades dos novos quilombos contemporâneos e os relatos de estudantes quilombolas sobre a oportunidade de uma educação pública gratuita e legal. Essas considerações suscitaram a seguinte pergunta: quem são os quilombolas, de Quilombo Nossa Senhora do Rosário, que conseguiram ingressar em uma instituição pública de ensino superior? Percebemos que, mesmo com Políticas Públicas e Leis de Acesso, ainda existem lacunas com essas questões no país, exigindo mais estudos, reflexões e ações mais específicas com essas causas. O Brasil e a educação brasileira evidenciam que essa divisão de oportunidades e direitos tem sido historicamente afetada pelos negros. Reforçamos que essas discussões são fundamentais para proporcionar a esses sujeitos uma inclusão real na sociedade de maneira universal. As motivações para a pesquisa também emergiram como estudante do curso de Pedagogia, na Universidade Federal de Lavras, quando descobri que fazia parte de 5% dos filhos de analfabetos que alcançaram um lugar no ensino superior. Os desafios, sucessos e fracassos das políticas públicas de educação me levaram a saber como seria a realidade dos quilombolas, que, segundo alguns estudos publicados, representam uma porcentagem ainda pouco significativa nas instituições de ensino superior. Os conceitos teóricos que sustentam este estudo são apoiados por Kabengele Munanga e Ilka Boaventura Leite e Tarcísio José Martins.

Interno - CARLOS BETLINSKI (Suplente)
Externo à Instituição - ELLEN GONZAGA LIMA SOUZA - UNIFESP (Suplente)
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA - CEFET/MG (Membro)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)