Banca de DEFESA: LARA NASCIMENTO SCHERRER

DATA: 19/02/2020
LOCAL: DED - UFLA

A ORALIDADE EM SALA DE AULA: POTENCIALIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Oralidade. Ensino de língua portuguesa. Formação docente.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A presente pesquisa tem como objeto de estudo o ensino da oralidade nas escolas, de modo mais específico, os questionamentos apresentados por professores de educação básica acerca do trabalho com a oralidade. Nesse sentido, o objetivo desta investigação foi elaborar uma proposta de material sobre a temática da oralidade, em uma perspectiva teórica e metodológica, que respondesse a dúvidas apresentadas por professores. As questões, que desencadearam a produção do material que constitui esta pesquisa, foram coletadas por meio do Google Forms e respondidas pela autora deste trabalho. A partir dos questionamentos feitos pelos professores, foi feita uma pesquisa teórica, com vistas a encontrar fundamentos para a construção de uma proposta de discussão. Nesse sentido, foi necessário congregar diferentes perspectivas teóricas. Além disso, foram apresentadas propostas de atividades para o trabalho com a oralidade em sala de aula. Assim, o produto se configura como um Guia de Estudo, voltado para a formação de professores de língua portuguesa em escolas de educação básica. A partir do trabalho realizado, foi possível apresentar um consolidado de teorias que tratam acerca da temática da oralidade em sala de aula, evidenciando aspectos teóricos e metodológicos, mas também valores e crenças relacionadas à questão. Os resultados apontam para a questão de que a oralidade, assim como as demais práticas linguístico-discursivas, demanda uma formação que contemple os aspectos relacionados às especificidades da modalidade oral, à adequação de procedimentos metodológicos e de recursos didáticos, às atividades didáticas, mas também, os valores atribuídos pelos professores a essa prática. Soma-se a isso, a compreensão de que a oralidade contribui para o aperfeiçoamento de habilidades relacionadas ao uso público da linguagem, que, por sua vez, amplia as possibilidades de participação social, com compromisso ético e cidadão.

Presidente - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Interno - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Suplente)
Externo à Instituição - MARIA ALZIRA LEITE - UNIRITTER (Membro)