Banca de DEFESA: CELSO GUIMARÃES BRANDÃO

DISCENTE: CELSO GUIMARÃES BRANDÃO
DATA: 23/10/2020
LOCAL: Não Presencial

O PROCESSO DO APRENDER CRÍTICO-REFLEXIVO EM CIÊNCIAS: UM ESTUDO EM PUBLICAÇÕES DE PESQUISA DA ÁREA POR MEIO DA REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS (RBPEC)

Ensino de Ciências. Educação Socioambiental. CTS e CTSA.

Espera-se que os professores de Ciências não sejam apenas transmissores de conteúdo, sendo de extrema importância a problematização de todas as variáveis que formam o professor. É evidente a preocupação com sua formação acadêmica e domínio de conteúdos científicos, levando em consideração a falta de abordagem dos recursos pedagógicos no processo formativo, porém, questões socioambientais elaboradas em sala devem receber o mesmo trato ou até mais evidência. Tratar a dimensão socioambiental é muito difícil, pois cada vez mais as políticas públicas para assegurar a educação, meio ambiente e saúde estão sendo atacadas. Esta dissertação tem como objetivo levantar e analisar, por meio do estudo de pesquisas publicadas em revistas da área, metodologias e experiências durante o planejamento de uma aula de Ciências que despertaram a ressignificação de conteúdos com os educandos, por meio da abordagem CTS e CTSA. Conhecer e analisar recursos pedagógicos no processo formativo é relevante, ao mesmo tempo implica em discussão problemática de significância acadêmica, onde os beneficiários serão todos com a proposta de levar para o ensino atividades que tenham relevância na sociedade.

Presidente - JACQUELINE MAGALHAES ALVES (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)
Externo ao Programa - MARINA BATTISTETTI FESTOZO - DBI/ICN (Membro)
Externo à Instituição - PRISCILA CORREIA FERNANDES - ITA (Suplente)