Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA ROSSI SILVA CAMILIO

DATA: 06/11/2020
LOCAL: Não Presencial

ESPAÇOS DE ESCUTA E INSTITUIÇÃO ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO DOCENTE

Educação; Teoria crítica; Psicanálise; Escolas; Espaços de escuta.

O objetivo desse trabalho é problematizar, discutir e refletir sobre os espaços de escuta dentro da instituição escolar, a partir do referencial teórico da teoria crítica da sociedade, juntamente com constructos psicanalíticos, tomando como base a experiência desenvolvida como estagiária de Psicologia dentro de instituições escolares. A partir do desvelamento desses espaços e dessa escuta pretendo propor formas de qualificar a escuta nas instituições escolares, partindo do investimento na formação docente. Para isso, optou-se por realizar uma investigação qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, a partir da análise dos relatórios dos estágios curriculares em Psicologia escolar e educacional e Psicologia social, realizados durante a graduação em Psicologia, em duas escolas públicas do município de Lavras no ano de 2017. Para organização e apresentação das informações e análises realizadas optou-se pelo tratamento dos dados sob o viés da análise de conteúdo, seguindo a proposta de Bardin (2011). A partir da leitura flutuante e das recorrências evidenciadas nos registros organizou-se os dados em categorias, que foram analisadas, a partir do referencial teórico sobre a teoria crítica e os estudos psicanalíticos, buscando evidenciar os espaços de escuta na escola, os anseios e as dificuldades verificadas nesse processo. Neste estudo foram utilizadas as contribuições teóricas do pensamento crítico de Theodor W. Adorno e Marx Horkheimer, juntamente com a teoria psicanalítica por Sigmund Freud para subsidiar as análises e interpretações dos relatos sobre os espaços de escuta dentro das instituições escolares, produzidos durante a realização do estágio supervisionado.

Externo ao Programa - ALINE CRISTINA DE LIMA DANTAS - DED/FCHEL (Suplente)
Presidente - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Membro)
Externo ao Programa - LARISSA FIGUEIREDO SALMEN SEIXLACK BULHOES - DED/FCHEL (Suplente)
Externo ao Programa - MARCIO MAGALHAES DA SILVA - DED/FCHEL (Membro)