Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRICIA RIBEIRO GONTIJO

DISCENTE: FABRICIA RIBEIRO GONTIJO
DATA: 12/11/2020
LOCAL: Não Presencial

DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS DE MINAS GERAIS ÀS PRÁTICAS COTIDIANAS

Avaliação Educacional. SIMAVE. Gestão Escolar. Ensino-aprendizagem. Educação Básica.

Em termos de desenvolvimento educacional, sabe-se que uma eficiente gestão de resultados é um dos aspectos que contribui para a melhoria da educação escolar. Tal desenvolvimento também pode se dar a partir de análises de avaliações que abarquem habilidades descritas nas matrizes de referência junto ao conteúdo programático previsto para a etapa de escolaridade avaliada. Tais avaliações, ditas sistêmicas, somente terão utilidade para os professores se esses receberem, em tempo hábil, as informações e subsídios que os ajudem a orientar suas práticas pedagógicas. Desse modo, é importante verificar como a apropriação de resultados é realizada nas escolas e quais são as estratégias utilizadas pelos seus gestores para orientar as práticas, a partir dos resultados obtidos. É fato que os resultados das avaliações sistêmicas, especialmente daquelas que fazem parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), levam tempo considerável para serem processados e divulgados aos gestores das instâncias educacionais e, com isso, a elaboração de estratégias para que os déficits de aprendizado sejam superados acabam por levar mais tempo do que o esperado. Isso posto, muitos sistemas estaduais e municipais de avaliação foram concebidos e implementados, em todo o país. Este trabalho tem por objetivo explorar de que maneira os resultados dessas avaliações são apropriados pela gestão escolar, a fim de que os professores consigam mapear os sucessos e insucessos das turmas e do trabalho realizado no ensino, resultando assim em possibilidade de redirecionamento e aprimoramento da prática pedagógica. Nos referimos mais especificamente ao SIMAVE (Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública). Para tanto, nos valeremos de arcabouço teórico pertinente à área. A pesquisa é uma revisão de literatura, de caráter descritivo e qualitativo. Com os resultados obtidos espera-se contribuir para além da gestão de métrica das avaliações da educação básica no estado de Minas Gerais e sim direcionar um trabalho dos docentes para apropriação dos resultados de forma a promoverem a eficácia da aprendizagem dos alunos, garantindo uma educação de qualidade.

Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Suplente)
Externo à Instituição - MARIA AMÁLIA DE ALMEIDA CUNHA - UFMG (Suplente)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Presidente - RONEI XIMENES MARTINS (Membro)