Banca de QUALIFICAÇÃO: PALOMA CRISTINE SANTOS DE SOUZA

DISCENTE: PALOMA CRISTINE SANTOS DE SOUZA
DATA: 23/10/2020
LOCAL: Não Presencial

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO NOVO LÓCUS DE EDUCAÇÃO BANCÁRIA: A ERA DA SEMIFORMAÇÃO

Educação à distância. Educação bancária. Semiformação.

A sociedade moderna se ara como nenhuma sociedade anterior”. Christoph Türcke (2010) usou essa frase para discutir o processo de desmantelamento das relações de trabalho, relações interpessoais, hábitos, rituais e crenças, formas de pensamento e percepção; tudo o que parecia-nos natural. Atualmente tentamos nos situar e nos organizar nessa nova configuração. Estas transformações são resultado da ascensão e império das telas eletrônicas e digitais, a partir de meados do século XX, e são percebidas na relação entre indivíduo e indivíduo, mostrando o afastamento que estes mecanismos criam entre os seres humanos, enquanto os oferece a possibilidade de uma conexão ininterrupta - e na relação entre indivíduo e sociedade, vendendo informações à preço de conhecimento e estabelecendo um estado de heteronomia velada. No bojo desse processo de desmantelação está a formação escolar e docente. O processo de mercantilização da educação, valendo-se do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, impôs novas configurações à relação professor-estudante, trazendo, além de um mercado de informações, um espaço diferente de sociabilidade e provocando mudanças na produção e reprodução do conhecimento. Às TIC’s foi dado estrondoso protagonismo tanto no âmbito educacional, como em todos os âmbitos da vida do indivíduo da sociedade contemporânea. Desde necessidades básicas como alimentação, até relacionamentos amorosos e lazer, tudo é mediado pelas TIC’s. A comunicação secundária destas tecnologias, aplicadas ou não à educação, têm como seu salvo-conduto a economia de tempo. Segundo Christoph Türcke (2010), elas possuem um filtro midiático que elimina gradualmente tudo o que se desvia do objetivo coletivo, seleciona o que serve a tal situação e reduz drasticamente os processos de formação de decisão, para os quais, normalmente, seria necessário uma gama de pesquisas. Este processo de redução é encarado como facilitação, como um salto técnico, uma vitória sobre a natureza e sobre aqueles que ainda têm de seguir os caminhos morosos de antigamente. Mas, a questão é que, ainda de acordo com Türcke, espaço e tempo não podem ser superados. Esta superação de distâncias espaçotemporais, esta aceleração dos processos de comunicação - nada disso pode ser confundido com “proximidade humana”, pois que, esta só pode ser construída ao longo de convívio e troca de experiências.

Externo ao Programa - ALINE CRISTINA DE LIMA DANTAS - DED/FCHEL (Suplente)
Externo à Instituição - BRUNO PUCCI - UNIMEP (Membro)
Externo ao Programa - CELSO VALLIN - DED/FCHEL (Suplente)
Presidente - LUCIANA AZEVEDO RODRIGUES (Membro)