Banca de DEFESA: KESLEY ALVES DE CARVALHO

DISCENTE: KESLEY ALVES DE CARVALHO
DATA: 27/11/2020
LOCAL: Não Presencial

PRODUÇÃO DE TEXTOS EM CONTEXTOS DE CURSINHOS PREPARATÓRIOS PARA O ENEM: A QUESTÃO DA AUTORIA

ENEM. Produção de textos. Redação. Autoria.

nstituído em 1998, a princípio com o intuito de avaliar o domínio de competências pelos estudantes concluintes do ensino médio, o ENEM, com o avançar dos anos e, principalmente, após algumas mudanças, tem-se consolidado no cenário educacional brasileiro como o maior e mais importante meio de seleção de candidatos a uma vaga no ensino superior. Realizado ininterruptamente, uma das provas aplicadas no referido exame que causa preocupação a uma boa parte dos candidatos é a prova escrita, que tem sido, desde a primeira edição, uma redação dissertação-argumentativa a ser produzida a partir de uma proposta temática. Considerando a preparação para essa prova , o objetivo do presente trabalho é investigar, por meio da análise de textos produzidos por participantes de um cursinho preparatório localizado numa cidade do sul do estado de Minas Gerais, como a autoria é constituída e construída pelos alunos-candidatos nesse espaço inseridos e, para essa finalidade, foi adotado o paradigma indiciário. Num primeiro momento, são abordados os percursos históricos da escrita textual no Brasil para, posteriormente, ao chegar à produção de texto sob uma perspectiva sociointeracionista, discutir de que forma se dá o ensino da escrita nos cursinhos preparatórios para o ENEM. Posteriormente, são discutidos e analisados os recursos e as estratégias argumentativas encontradas nos textos produzidos pelos alunos-candidatos, a partir dos quais a questão da autoria é observada. As análises são fundamentadas nos estudos e pesquisas de autores que se situam numa perspectiva interacionista e socio-interacionista, como Pécora (2011), Geraldi (1997; 2004) e Possenti (2002), a partir de quem, inclusive, a questão da autoria é investigada neste trabalho. As discussões empreendidas nesta pesquisa conduzem para uma reflexão acerca da maneira como é conduzido o trabalho com textos em contextos de processos seletivos. Por sua vez, os resultados apontam para a necessidade de se garantir aos alunos-candidatos condições para que eles se tornem efetivamente autores de seus dizeres.

Presidente - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Membro)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Suplente)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Externo à Instituição - VITOR SERGIO DE ALMEIDA - UFU (Membro)