Banca de DEFESA: DANUZA ROBERTA PEREIRA LIMA

DISCENTE: DANUZA ROBERTA PEREIRA LIMA
DATA: 16/12/2020
LOCAL: Não presencial

INDUÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES NO PERÍODO DE 2015 A 2019: DA CONSTATAÇÃO À PROPOSIÇÃO

Educação Infantil. Professor iniciante. Formação docente. Processos de indução.

O presente estudo tem o objetivo de discutir sobre a indução docente na educação infantil, buscando identificar e analisar iniciativas de acompanhamento das professoras iniciantes nesta etapa da educação básica, a partir da busca em teses e dissertações cadastradas no portal da CAPES nos últimos cinco anos. Tardif (2002) sustenta que os primeiros anos da carreira docente são essenciais aos processos de formação e podem ser inclusive, decisivos no estabelecimento da prática profissional ao longo da carreira. Os anos iniciais na docência são caracterizados como um período de intensa aprendizagem e decisão acerca da permanência na profissão. Esse período também é marcado por situações que irão influenciar no tipo de professor que o iniciante se tornará. Por isso, é importante que o professor iniciante vivencie um processo de acompanhamento e formação docente durante esse período de sua carreira. O estudo em tela tem uma abordagem qualitativa e será realizado a partir de uma revisão sistemática que consiste na análise e sistematização dos resultados dos estudos encontrados. Foram analisados nove trabalhos defendidos nos anos 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019 e os principais resultados apontam que as professoras iniciantes na educação infantil enfrentam desafios de diversas nuances, são acolhidas a partir de ações informais e não recebem, na maioria das vezes, as orientações e formações necessárias para este momento. A partir das constatações e análises efetuadas, esta pesquisa propõe caminhos possíveis de superação, como o entrelaçamento entre universidade e escolas, formação do professor mentor e o uso de casos de ensino como estratégia formativa durante a indução na educação infantil.

Presidente - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Suplente)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)
Externo à Instituição - MARLI AMÉLIA LUCAS DE OLIVEIRA - IFSUDESTE MG (Suplente)