Banca de DEFESA: FLAVIA CRISTINA DE ARAÚJO SANTOS ASSIS

DISCENTE: FLAVIA CRISTINA DE ARAÚJO SANTOS ASSIS
DATA: 11/12/2020
LOCAL: Não presencial

HABILIDADES DE LEITURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o trabalho com a leitura em diferentes contextos.

Palavras-chave: Leitura. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Formação docente.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O presente trabalho elege como tema habilidades de leitura e formação de professores para atuarem no ensino fundamental e busca, como objetivo geral, investigar estratégias metodológicas que colaborem para a competência leitora, considerando-se as habilidades de leitura descritas em documentos oficiais. Para alcançar o objetivo proposto, essa pesquisa pretende (i) ampliar as discussões teóricas e aprofundar conhecimentos sobre competência leitora; (ii) analisar como são planejadas as ações pedagógicas relacionadas ao trabalho com a leitura a fim de compreender as estratégias exploradas pelo professor para garantir o desenvolvimento de habilidades de leitura em alunos do 3º ano do ensino fundamental I e (iii) produzir um caderno pedagógico com  sugestões de práticas escolares, mediadas por diferentes recursos tecnológicos, para o trabalho com  habilidades de leitura, de modo a contribuir para a formação continuada do professor. O estudo está fundamentado em teóricos como Solé (1998), Soares (1998), Chartier et al (1996), Colomer e Camps (2002), Koch e Elias (2006), Ferrarezi e Carvalho (2017), Carvalho (2018) entre outros. Trata-se de uma pesquisa-ação, aprovada no Comitê de Ética sob o número 22870919.9.0000.5148, cujos sujeitos participantes foram alunos de duas turmas do terceiro ano, ensino fundamental I, e os professores regentes dessas turmas. Os dados foram coletados por meio da observação direta em aulas de Língua Portuguesa e do registro em diário de campo. Também foram utilizadas a entrevista semiestruturada e a aplicação de atividade diagnóstica das habilidades de leitura referenciadas na matriz de Língua Portuguesa da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Os dados foram analisados por meio de abordagens quanti-qualitativas, com vistas a sistematizar intervenções/estratégias para impulsionar a aquisição e o desenvolvimento das habilidades de leitura nos discentes. A pesquisa evidenciou a necessidade de cursos de formação continuada para que os professores possam explorar as diferentes tecnologias para o trabalho com a leitura em sala de aula.

Presidente - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Interno - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Suplente)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Externo à Instituição - VANESSA CRISTINA GIROTTO NERY - UNIFAL (Suplente)