Banca de DEFESA: MELINA CARVALHO BOTELHO

DISCENTE: MELINA CARVALHO BOTELHO
DATA: 07/12/2020
LOCAL: Não presencial

A compreensão da leitura de crianças de 4 e 5 anos em atividades de leitura literária e contação de histórias

Compreensão de leitura. Leitura literária. Contação Histórias. Mediação pedagógica.

Ao considerar a leitura como uma prática social, como também uma ferramenta para o conhecimento, destacamos a necessidade de se refletir e compreender como as atividades de leitura e de contação de histórias acontecem no contexto escolar. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo identificar a compreensão leitora de crianças de 4 e 5 anos a partir de atividades de leitura literária e de contação de histórias. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa-ação, a partir da aplicação de atividades de leitura literária e de contação de histórias, com crianças de 4 e 5 anos. As atividades aconteceram em duas situações de leitura:  primeira, quando a professora contou histórias para seus alunos, segunda quando leu as narrativas de livros de literatura infantil. Para isso as atividades foram aplicadas em dois momentos diferentes ao longo do ano letivo de 2019. Os momentos foram registrados por meio de descrição em diário de campo e de imagens fotográficas. Após cada atividade de leitura fizemos conversas com as crianças com perguntas direcionadas ao enredo da história, analisando as impressões sobre o contexto das narrativas. Assim, a ação investigativa partiu da seguinte questão: até que ponto é possível identificar a compreensão leitora das crianças de 4 e 5 anos nas atividades de leitura literária e de contação de histórias? Para a análise das transcrições das respostas das crianças, embasou-se nos estudos de Freire (1989), Cosson (2016) sobre leitura e leitura literária, na concepção das fases de leitura segundo Ferreiro e Teberosky (1999), nos estudos de Sisto (2007)  a respeito da contação de histórias, Vygotsky (2018) na concepção e linguagem, dentre outros autores que discutem a temática. A partir das observações das respostas das crianças atividades desenvolvidas destacamos que a compreensão leitora está correlacionada a situações que integram o contexto de letramento literário e de mediação pedagógica.

Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Suplente)
Externo ao Programa - DALVA DE SOUZA LOBO - DED/FCHEL (Membro)
Externo à Instituição - ROSEMARY LAPA DE OLIVEIRA - UNEB (Membro)