Banca de DEFESA: AMANDA NAVES RODRIGUES

DATA: 19/02/2021
LOCAL: Não Presencial

FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA A PARTIR DE DARCY RIBEIRO

Educação; Formação Docente; Literatura; Darcy Ribeiro.

A atual conjuntura do ensino de literatura no Brasil revela que há muito ainda a ser feito para que as práticas de leitura literária façam parte da realidade das salas de aula. Nesse contexto, a presente pesquisa se direciona ao campo de formação de professores com o intuito de refletir sobre algumas condições que envolvem a formação docente e a prática profissional dos mesmos, perpassando por todos os motivos para ler literatura na escola e tendo como base as ideias e os romances de Darcy Ribeiro. Esta pesquisa divide-se em dois momentos: a) artigos resultantes de pesquisas bibliográficas acerca do assunto e b) caderno pedagógico como resultado da pesquisa. Trata-se de um material voltado para o

trabalho do professor com a literatura por meio de ideias e romances de Ribeiro, entre outros gêneros literários de outros autores, com foco no ensino médio. O primeiro artigo contemplou as contribuições da literatura na dimensão da formação humana. O segundo artigo relacionou a formação docente e a prática profissional com base na inserção do letramento literário nas escolas. O terceiro deles refletiu sobre as potencialidades da arte literária na educação e fez um levantamento das contribuições e funções desenvolvidas por Darcy Ribeiro, sobretudo, nesta mesma área. O caderno pedagógico foi um produto, portanto, resultado final das discussões realizadas ao longo da pesquisa. O material reuniu propostas de sequências didáticas para o estudo de poemas, contos e romances literários que possuem uma temática consciente sobre algumas questões da formação do povo brasileiro, conforme estudadas por Darcy Ribeiro. Assim, a pesquisa justifica-se por elencar discussões e propostas didáticas que possam provocar mudanças da formação à atuação profissional, propondo uma visão da literatura como essencial na formação humana por diversos e vários motivos. A pesquisa bibliográfica permitiu que alguns levantamentos fossem realizados com base nas questões que envolvem a formação docente, o ensino universitário e como as mesmas estão presentes também no ensino de base. Foi possível compreender que a literatura é mais do que uma disciplina, ela permite que a formação humana seja enriquecida e que a capacidade crítica e imaginativa sejam cultivadas, além de ser dialógica e, por isso, contribuir na compreensão de muitos fatores da sociedade atual. Observamos também que Darcy Ribeiro teve uma carreira com atuações diversas, mas todas voltadas para um bem comum: o povo brasileiro e as necessidades dos que mais precisam de atenção, sobretudo, na educação pública e no incentivo à leitura. Por isso, concluímos que suas obras são importantes e necessárias por contemplarem reflexões sobre a realidade do povo brasileiro de forma crítica e criativa.

Presidente - VANDERLEI BARBOSA (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Interno - CARLOS BETLINSKI (Suplente)
Externo à Instituição - MARGARIDA MONTEJANO DA SILVA - UNICAMP (Suplente)