Banca de DEFESA: CAROLLINA MARTINS DE PAIVA RIBEIRO

DATA: 26/02/2021
LOCAL: Não Presencial

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UMA ESCOLA AGROECOLÓGICA

Currículo. Trabalho Colaborativo. Formação Integral.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O estudo de currículos escolares se apresenta como potente para compreender em profundidade uma determinada realidade escolar. Partimos do entendimento do currículo como práxis, isto é, como um campo de comunicação entre a teoria e prática, o compreendendo como um documento e ao mesmo tempo como prática e processo pelo qual se busca comunicar os princípios, valores e intenções de uma determinada proposta educativa entrelaçados intimamente com a prática pedagógica e com o cotidiano escolar. O currículo, por tratar fundamentalmente de uma ação de seleção de conhecimentos, também possui uma dimensão política, sendo que nele estão expressas, explícita ou implicitamente, ideias que podem tanto contribuir para a manutenção do status quo quanto contribuir para a superação e transformação do mesmo. Nos dias atuais, onde as ideias neoliberais se fazem cada vez mais presente em nossas escolas, onde o mercado e a lógica da concorrência, da competitividade e do individualismo ditam o ritmo de todas as esferas de nossas vidas, iniciativas de comunidades escolares que buscam construir currículos integrados, contextualizados, democráticos, significativos e que contribuam para a formação integral dos educandos, para a construção de um pensamento crítico e para o exercício da cidadania esclarecida, devem ser investigadas. Dito isso, no presente trabalho, investigamos o desenvolvimento de um processo de construção da integração curricular em uma Escola Agroecológica de Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais), que estava localizada na zona rural de um município do Sul de Minas Gerais. A pesquisa é de cunho qualitativo, compreendida como um estudo de caso, no qual, utilizamos como ferramentas para a coleta de dados a análise documental, sobretudo dos Projetos Político-Pedagógicos e entrevistas com roteiros semiestruturados realizadas com o grupo de professoras e com a diretora, representante da equipe gestora da Escola. A partir da análise dos dados, verificamos que o processo de construção da integração curricular no contexto escolar estudado estava fundamentado na Ecologia Interior, isto é, na busca por uma educação integral e para a formação de valores, provenientes da Filosofia Budista de Chagdud Tulku Rinpoche, e na Agroecologia, que representou o elo entre a Filosofia Budista e o Meio Físico (natural/rural), Cultural e Social em que a Escola estava inserida, permeando as atividades e os projetos integradores e inspirando a construção dos sentidos e significados da integração curricular. Para a concretização da integração curricular no cotidiano da Escola foi de suma importância o fortalecimento do trabalho colaborativo e da união da equipe escolar. Esse fortalecimento se deu principalmente por meio da criação de tempos coletivos diários destinados tanto para o planejamento das atividades e projetos integradores quanto para momentos de reflexão pessoal e profissional, de interiorização e de atividades artísticas.

Presidente - JACQUELINE MAGALHAES ALVES (Membro)
Interno - VANDERLEI BARBOSA (Membro)
Interno - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Suplente)
Externo à Instituição - HELENA MARIA FELÍCIO DOS SANTOS - UNIFAL (Membro)