Banca de DEFESA: JOSILENE CARVALHO PEREIRA

DISCENTE: JOSILENE CARVALHO PEREIRA
DATA: 24/02/2021
LOCAL: Não Presencial

(TRANS)FORMAÇÕES NA IDENTIDADE DOCENTE DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NO PIBID INGLÊS

PIBID. Narrativas. Identidade docente. LSF. Avaliatividade

Esta pesquisa tem por objetivo investigar de que forma o dizer se faz construto nos relatos de experiência de alunos licenciandos e quais significados eles (re)construíram durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto – Letras Inglês de uma Universidade Federal do Estado de Minas Gerais – Brasil. Buscando identificar de que forma as atividades desenvolvidas no programa auxiliaram na construção da identidade docente desses participantes, se desenvolveu uma pesquisa qualitativa (Minayo, 2004; Flick, 2009), com o propósito de analisar e discutir as reflexões finais de portfólios e, especificamente, a construção da identidade profissional. A interpretação dos dados, além de se embasar em conceitos de formação de professores de inglês e de identidade docente, também se apoia em princípios da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday, 2004). Os resultados desta pesquisa refletem como o programa PIBID contribuiu para a aprendizagem, proporcionando ressignificação da identidade docente dos participantes, pois indicam que o PIBID contribui diretamente na formação de futuros professores, preparando-os para o início de carreira, além de possibilitar oportunidades para o bolsista imergir na prática pedagógica, bem como refletir sobre seus aprendizados. Sendo assim, esta pesquisa também pode ser considerada como aporte para discussões na área de formação de professores.

Presidente - TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO (Membro)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)
Externo ao Programa - TUFI NEDER NETO - DEL/FAELCH (Suplente)
Externo à Instituição - VANDERLICE DOS SANTOS ANDRADE SOL - UFOP (Membro)