Banca de QUALIFICAÇÃO: THAÍS DE CASTRO CASAGRANDE

DISCENTE: THAÍS DE CASTRO CASAGRANDE
DATA: 10/03/2021
LOCAL: Não Presencial

“DE REPENTE VIRAMOS YOUTUBERS”: USO DE RECURSOS DIGITAIS EM ATIVIDADES DE LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Letramento digital. Multimodalidade. Leitura em ambiente digital. Formação docente. Plataformas digitais de educação.

Este estudo trouxe como centralidade a temática do ato de ler em ambientes digitais. Considerando o caráter interativo e dinâmico dos hipertextos disponíveis na web, bem como sua relação com a sociedade contemporânea. A partir das condições sociais de isolamento ocasionadas pela pandemia COVID-19, no ano de 2020, houve a necessidade de uso de recursos digitais e tecnológicos para continuidade das atividades escolares, com isso ocorreu uma inserção dos docentes na cultura digital, o que se torna necessário compreender o processo de letramento digital de professores com o ensino remoto para crianças. Por isso, este trabalho tem como objetivo investigar como as professoras da educação infantil utilizam os recursos digitais e tecnológicos para a elaboração de atividades de leitura e contação de histórias com crianças. O estudo destacou algumas habilidades da formação docente e aspectos da multimodalidade presente em plataformas digitais de educação utilizadas no ensino remoto, com a finalidade de evidenciar os modos de interação entre o professor-mediador e os recursos utilizados em ambiente digital para desenvolver as atividades de leitura e de contação de histórias. Assim, investigou-se de que modo os suportes digitais são utilizados pelas professoras para o trabalho pedagógico com a linguagem em turmas de educação infantil da rede particular de ensino. Diante disso, optou-se por uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Para tanto, realizou-se dois procedimentos metodológicos: primeiro teve como foco a descrição e análise dos recursos digitais utilizados pelas docentes para o desenvolvimento da leitura literária de estudantes da educação infantil, o segundo referiu-se à realização de uma entrevista coletiva com professoras da educação infantil de uma escola da rede privada de ensino, que utilizam recursos digitais e tecnológicos durante o ensino remoto, envolvendo a produção de atividades de contação de histórias a partir do trabalho com a linguagem em plataformas digitais. Para isso, utilizou-se como embasamento teórico as proposições de Lévy (1996; 1997) sobre os artefatos digitais, Santaella (2003; 2004; 2012) e Chartier (1996; 1998/1999; 2004) acerca das múltiplas práticas da leitura, Rojo (2008; 2012; 2013) com os conceitos de multimodalidade e multiletramentos.

Externo à Instituição - ANA ELISA FERREIRA RIBEIRO - CEFET/MG (Membro)
Externo ao Programa - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL - DED/FAELCH (Membro)
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Externo à Instituição - JULIANNA SILVA GLÓRIA - UFMG (Suplente)