Banca de DEFESA: VANILDA APARECIDA BELIZÁRIO

DISCENTE: VANILDA APARECIDA BELIZÁRIO
DATA: 23/02/2021
LOCAL: online - Google Meet

UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DO GÊNERO VIDEOANIMAÇÃO À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Base Nacional Comum Curricular. Pedagogia dos Multiletramentos. Formação de professores. Videoanimação.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Numa sociedade permeada pelas Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação, apresente pesquisa teve como objetivo propor uma discussão e sistematizar propostas teóricas emetodológicas para a leitura de texto multissemióticos, de modo especial, de videoanimações,visando auxiliar na formação inicial e continuada de professores. Nessa direção, este trabalhoelegeu como objeto de estudo a questão das habilidades do componente curricular LínguaPortuguesa relacionadas aos textos multissemióticos. A partir de uma abordagem qualitativa,realizou-se uma pesquisa documental e bibliográfica com revisão sistêmica na literatura dasáreas pertinentes, buscando-se responder, conceituar e analisar questões básicas, comproposição teórica de caráter descritivo integrando a Base Nacional Comum Curricular –BNCC, a Pedagogia dos Multiletramentos e a formação de professores. Para a consecução doobjetivo proposto, este trabalho abarcou três questões que são basilares para fundamentar adiscussão aqui proposta: 1) Como a inserção da proposta dos multiletramentos na BNCCimpacta o ensino da língua portuguesa? 2) Como a Pedagogia dos Multiletramentos pode serinserida no cotidiano escolar e na formação inicial e continuada dos professores de línguaportuguesa? 3) Que potencialidades as videoanimações têm para o trabalho em sala de aula,enquanto gênero textual digital? O principal resultado desse trabalho está no produto final quecomplementa a pesquisa teórica com a elaboração de uma coletânea de questões pautadas nashabilidades de Língua Portuguesa propostas pela BNCC, voltadas para a leitura devideoanimações, com vistas a contribuir para o processo de formação de professores. O produtofinal é um Caderno Pedagógico, no formato revista, com ilustrações e diagramação simples queusam os elementos multissemióticos referendados na pesquisa e apresentam orientações paraos professores fazerem uso de materiais acessíveis para desenvolvimento de trabalhos criativose interessantes aos estudantes da escola contemporânea, envolvidos com as tecnologias digitaisem seu cotidiano.

Presidente - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Interno - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Suplente)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Externo à Instituição - ALINE TORRES DE SOUSA CARVALHO - IFMG (Suplente)