Banca de DEFESA: ALESSANDRA MARIA DO CARMO ALVES

DISCENTE: ALESSANDRA MARIA DO CARMO ALVES
DATA: 26/03/2021
LOCAL: Não Presencial

AS IMPLICAÇÕES DA LINGUAGEM DAS REDES SOCIAIS NA PRODUÇÃO TEXTUAL EM PROCESSOS SELETIVOS PARA INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR

Gênero digital, tecnologia educacional, letramento digital, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

O uso das tecnologias digitais tem provocado alterações na interação entre as pessoas e vem influenciando, em ritmo acelerado, os modos de produção, circulação e recepção dos textos. Considera-se que tais alterações se efetivam, entre outros motivos, em função da dinamicidade própria das redes sociais virtuais, que se caracterizam pela busca da economia linguística e da expressividade nas interações entre interlocutores. Diante disso, o presente trabalho elege como problema de pesquisa as influências das interações mediadas por tecnologias digitais na prática da produção de textos escritos. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é analisar possíveis implicações relacionadas aos usos da linguagem prototípica das redes sociais virtuais em textos produzidos no contexto de processo seletivo para ingresso no ensino superior. O processo seletivo escolhido como objeto de pesquisa é o PAS (Processo de Avaliação Seriada), uma forma de ingresso nos cursos de graduação presenciais da UFLA (Universidade Federal de Lavras), no qual o candidato é avaliado em três etapas consecutivas, ao final de cada ano do Ensino Médio. Para a consecução do objetivo proposto, foi realizada uma investigação qualiquantitativa, contemplando a análise de redações produzidas por candidatos ao processo de seleção para ingresso na universidade pública (triênio 2016, 2017, 2018). Para a realização da análise, foram verificadas ocorrências de mecanismos/recursos linguísticos e discursivos próprios de gêneros digitais em redações produzidas pelos candidatos e a correlação dessa ocorrência com as avaliações obtidas. A análise empreendida evidenciou que as implicações dos usos da linguagem em contextos de redes sociais virtuais foram pouco representativas em termos de ocorrências nos textos produzidos pelos candidatos. Além disso, a pesquisa demonstrou a impossibilidade de se atribuir as ocorrências presentes nas redações às influências das redes sociais, de modo exclusivo. A pesquisa aponta para a importância de uma discussão acerca das especificidades das influências das tecnologias no processo de produção textual, uma vez que o ensino pautado em modo heterogêneo de constituição da escrita permite considerar essa prática como um processo de produção do enunciado, com seu valor de acontecimento social e histórico, e não somente ao aspecto estrutural de um produto escrito, ou seja, as influências trazidas pelos usos da linguagem em contextos digitais se apresentam, de modo mais reincidente, nas dimensões discursivas em detrimento das dimensões formais.

Presidente - RONEI XIMENES MARTINS (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Interno - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Suplente)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)