Banca de DEFESA: MÁRCIA APARECIDA DA SILVA COSTA

DATA: 23/03/2021
LOCAL: Não Presencial

OS JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Alfabetização. Letramento. Jogos. Gamificação.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Os conceitos de alfabetização e de letramento se ampliaram nas últimas décadas, com vistas a dar conta do processo que envolve o ensino-aprendizado da leitura e da escrita na contemporaneidade. Assim parte-se do pressuposto de que a gamificação e os jogos educacionais possam potencializar o ensino-aprendizado da leitura e da escrita na contemporaneidade. Acredita-se assim que a gamificação e os jogos educacionais possam estimular os alunos a participarem com maior engajamento das atividades propostas. Nesse contexto a presente pesquisa apresenta como objetivo principal verificar as manifestações de aprendizagem e o protagonismo dos alunos durante a aplicação de jogos educacionais para o ensino aprendizagem do sistema de escrita alfabética, em duas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do sul de Minas Gerais. Para alcançar o objetivo proposto, esta investigação estabeleceu como objetivos específicos: (i) analisar a utilização dos jogos, por professores alfabetizadores, em classes de alfabetização, como metodologia de ensino e (ii) aplicar um plano de intervenção sobre capacidades linguísticas da alfabetização, por meio do uso de jogos, para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I. Para a construção do quadro teórico buscou-se por autores como Soares (2002), Soares (2016), Kleiman(2007), Kleiman(2014), Colello(2004), Grando(2012), Maciel e Lúcio(2008), Kishimoto(1994), Huizinga(1999), Freire(2005), Alves et al (2014), Busarelo et al(2014), Gil (2002), Ludke e André (1986), Viana(2013), Zichermann e Cunningham(2011). Os dados referentes à aplicação dos jogos foram registrados em diário de bordo e serão analisados à luz do referencial teórico e dos dados obtidos na pesquisa de campo. A pesquisa poderá trazer contribuições aos professores alfabetizadores no que se refere ao uso dos jogos e gamificação na alfabetização e letramento.

Presidente - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Interno - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)
Externo à Instituição - ANDREIA REZENDE GARCIA REIS - UFJF (Membro)